Quarta, 24 Abril 2024

Lei assegura a criação e atuação de grêmios estudantis nas escolas estaduais

A lei que assegura a criação, organização e atuação de grêmios estudantis nas escolas da rede estadual foi publicada na edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial do Estado. A Lei 10.333/2015 é oriunda do Projeto de Lei 118/2014, de autoria do deputado estadual Rodrigo Coelho (PT), aprovado no final de 2014. 
 
De acordo com a norma, é de competência exclusiva dos estudantes a definição das formas, dos critérios, dos estatutos e demais questões referentes à criação e à organização dos grêmios estudantis. 
 
Além disso, as escolas deverão assegurar espaços para divulgação e instalações dos grêmios, além de garantir a livre divulgação dos jornais e outras publicações do grêmio, bem como das entidades de representação estudantil; a participação do grêmio nos conselhos fiscais e consultivos das instituições de ensino; e o acesso dos representantes das entidades estudantis às salas de aula e demais espaços de circulação dos estudantes.
 
O parlamentar, na justificativa do projeto de lei, destacava o papel cada vez mais importante que os jovens vêm assumindo no enfrentamento de questões de interesse público no Estado. 
 
O objetivo da lei é estimular nos alunos o interesse pela organização em entidades representativas e autônomas, que contribuem para a prática de experiências participativas de cunho coletivo e social, campo fértil para exercício e promoção da cidadania de forma plena. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/