Quinta, 28 Março 2024

Magistério de Vila Velha se reúne para analisar proposta da prefeitura

Os professores do magistério de Vila Velha, em greve há cerca de 60 dias, vão realizar assembleia extraordinária nesta terça-feira (3) para discutir a proposta a prefeitura de Vila Velha em relação às demandas da categoria. O documento, recebido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes) contempla alguns itens da pauta de reivindicações, mas deixa de fora o reajuste salarial. 
 
De acordo com o diretor do Sindiupes, Carlos Américo Rangel, a proposta da prefeitura contempla pontos como plano de saúde para os professores, gratificação por mérito, incentivo à formação e plano de segurança. 
 
No entanto, o ponto básico de reivindicação é o reajuste salarial dos professores, que nunca deixaram de receber anualmente. Em vez disso, a prefeitura propôs o pagamento de um abono salarial em quatro parcelas que começaria a ser pago ainda em setembro. 
 
Carlos Américo acrescentou que a categoria já está há cerca de 60 dias parada, o que demanda a realização de aulas aos sábados ou fora do horário normal, o que também acaba por sacrificar o profissional. Ele explica que uma das alternativas dos professores é aceitar a proposta da prefeitura e continuar na luta pelo reajuste. A outra é continuar o a greve e ter o ponto cortado, que é o que advertiu a prefeitura. 
 
A assembleia extraordinária vai ser realizada nesta terça-feira, às 15 horas, no Santuário de Vila Velha. 
 
Durante o período de greve, os professores realizaram diversos atos públicos no município cobrando o cumprimento das promessas de campanha do prefeito Rodney Miranda, que assinou a Carta Compromisso com a Educação de Vila Velha quando ainda era candidato. 
 
Também fazia parte da Carta Compromisso, a realização de eleição direta para diretor de escola, que já vem sendo buscada pelos professores há diversas gestões. No entanto, até o momento não houve qualquer sinalização por parte da prefeitura de que o pleito será realizado.
 
     

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/