Quinta, 25 Abril 2024

Maruípe e São Pedro lideram os índices de analfabetismo na Capital

Moradores de Vitória com idades entre 15 e 59 anos e não sabem ler e escrever poderão participar do programa Vitória Alfabetizada. Segundo a Prefeitura, há na Capital hoje cerca de quatro mil pessoas nessa situação. A meta do prefeito é erradicar o analfabetismo até 2016. No levantamento feito pelo IBGE, Maruípe e São Pedro são os bairros com maior concentração de analfabetos. Regiões em que o programa será intensificado.
 
De acordo como IBGE, somente em Maruípe há 898 pessoas analfabetas com idades entre 15 e 59 anos e 938 em São Pedro. Também serão atendidos pelo programa os bairros Santo Antônio (635), Centro (184), Bento Ferreira (595), Praia do Canto (164) e Continental/Camburi (522). 
 
Além da alfabetização, os participantes do programa poderão frequentar cursos de qualificação nas áreas de empreendedorismo e associativismo. As ações serão realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) com o objetivo de estabelecer a igualdade de oportunidades na educação como forma de superar a injustiça social e reduzir as desigualdades.
 
De acordo com programa, com as medidas, jovens e adultos poderão assegurar suas oportunidades de continuarem o processo de escolarização formal (Educação de Jovens e Adultos – EJA).
 
No âmbito Estadual, o projeto  “Ações para Redução do Analfabetismo”, criado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), também visa a extinguir o analfabetismo. 
 
O projeto terá uma carga horária de 320 horas, distribuídas no período de oito meses. O professor voluntário alfabetizador receberá uma bolsa do governo federal MEC/FNDE e uma bolsa de atividade complementar, criada pelo governo do Espírito Santo, durante a vigência do projeto com os alunos. 
 
A data para o início das aulas de ambas as ações, entretanto, ainda não foi divulgada. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/