Terça, 23 Abril 2024

Professores de Cariacica voltam a protestar na Câmara nesta quarta-feira

Os trabalhadores da rede municipal de educação de Cariacica voltam à Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (2) para um novo protesto contra os cortes no Plano Municipal de Educação (PME). Os trabalhadores vão se concentrar no pátio da Câmara às 16 horas, para defender a proposta de financiamento da Educação prevista no PME, que estabelece a destinação de 35% da receita municipal para a Educação e 75% dos recursos dos royalties do petróleo para investimento na valorização dos profissionais.



Os professores já haviam se manifestado na sessão desta segunda-feira (31) diante da aprovação do PME pela Câmara com os cortes dos trechos que preveem o financiamento.



O PME foi discutido e debatido com profissionais da área e pela comunidade, sendo aprovado pela Conferência Municipal de Educação. Um dos pontos aprovados foi a destinação de 35% da receita municipal para a Educação e 75% dos recursos dos royalties do petróleo para investimento na valorização dos profissionais.



No entanto, na sessão da última quarta-feira (26), os vereadores aprovaram o texto do PME excluindo o trecho que tratava da destinação dos recursos. Os trabalhadores lutam pela manutenção do texto da forma como foi aprovado pela conferência.



Para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes), é grave a postura do legislativo municipal, porque desrespeita a deliberação de uma Conferência estabelecida de forma democrática e por não tratar a Educação como prioridade no município de Cariacica.



O Plano Municipal de Educação contém metas e diretrizes para os próximos 10 anos e, seguindo a orientação do Plano Nacional de Educação, deve ser um documento construído com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/