Domingo, 26 Junho 2022

Ranking Universitário avalia cursos de instituições de todo o País

Nesta segunda-feira (9) foi divulgado o Ranking Universitário Folha 2010, organizado pelo jornal Folha de S. Paulo. O levantamento avalia universidades e cursos de instituições públicas e privadas de todo o País. Do Estado, no ranking geral, foram avaliadas duas universidades. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que ficou em 34° lugar e a Universidade de Vila Velha (UVV), classificada na 145°.
 
Um dos critérios utilizados para a formulação do ranking foi a qualidade do ensino, que engloba quatro subindicadores: pesquisa Datafolha com 464 professores que avaliam os cursos de graduação para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); professores com doutorado; professores com dedicação integral; e nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). 
 
Outro critério para a formulação foi inovação, que avaliou os pedidos de patentes entre 2002 e 2011; pesquisa, que considera trabalhos científicos publicados pela instituição, citações desses trabalhos em outras pesquisas, proporção de citações por publicação, publicações por docentes, publicações em revistas cientificas nacionais e recursos captados em agências de fomento; inserção no mercado de trabalho; e internacionalização, que considerou citações de trabalhos da instituição em publicações internacionais, publicações da universidade em coautoria internacional e docentes estrangeiros em relação ao corpo docente total. 
 
O Ranking Universitário também avaliou cursos de instituições de ensino superior de todo o País. Tomando o curso de Medicina como exemplo, a Ufes e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia (Emescam) são as únicas capixabas que aparecem no ranking, empatadas no 15° lugar. 
 
No curso de Direito, cinco instituições aparecem no ranking – Ufes, UVV, Faculdade Estácio de Sá de Vitória, Faculdade Brasileira (Multivix) e Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) – todas empatadas em 80° lugar. 

 
De acordo com o Ranking Universitário da Folha, as dez melhores universidades do País são a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/