Sexta, 19 Abril 2024

Ufes suspende resultado de seleção para doutorado em Educação

O resultado do processo seletivo para doutorado em Educação da Universidade Federal do Estado (Ufes), previsto para ter sido divulgado na última sexta-feira (9), foi suspenso pela instituição. A medida foi tomada após recomendação expedida pelo Ministério Público Federal no Estado (MPF-ES).



De acordo com representação recebida pela Procuradoria, uma das duas questões discursivas da prova era igual a uma aplicada no ano anterior do certame, bem como houve suspeita de vazamento de pelo menos uma das questões. Além disso, o prazo para entrega da documentação de proficiência de língua estrangeira foi prorrogado apenas para os que teriam passado para a segunda etapa do concurso, diferentemente do que previa o edital publicado.



A divulgação prévia de questões de concursos públicos que serão realizados viola os princípios da isonomia (os candidatos devem disputar em iguais condições), da moralidade (não é permitido favorecimento algum) e o dever de sigilo (da confidencialidade em relação ao teor da avaliação), o que contamina toda a prova e não apenas as questões não inéditas.



A recomendação, assinada no dia 7 de dezembro pela procuradora da República Elisandra de Oliveira Olímpio, pediu, além da suspensão do processo seletivo e da consequente divulgação do resultado previsto para a última sexta-feira, o envio de informações quanto aos fatos no prazo de cinco dias pela universidade. Após o recebimento da documentação, o MPF-ES vai analisar as medidas cabíveis.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/