Quinta, 25 Abril 2024

Voluntários darão suporte para estudantes do Território do Bem

territorio_do_bem_atelie_de_ideias Ateliê de Ideias

A pandemia do coronavírus impôs uma nova realidade para muitos estudantes, que é a de trocar temporariamente o ensino presencial por aulas à distância. Entretanto, a exclusão social faz com que muitas crianças, adolescentes e suas famílias não estejam preparadas para essa mudança. Foi pensando nisso que moradores do Território do Bem resolveram criar um projeto de acompanhamento para estudantes dos ensinos Fundamental I e II e do Ensino Médio que têm encontrado dificuldades, como falta de internet e equipamentos eletrônicos.

O projeto, que se chama Vamos Juntos, contará com tutores voluntários e disponibilizará mesas, cadeiras e computadores com internet na sede do Conexão Perifa, uma iniciativa do Coletivo Beco e do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), que abarca, além do Vamos Juntos, outros projetos, como o Mulheres Conectadas. Segundo a integrante do Coletivo Beco, Crislayne Zeferina, cada estudante irá marcar um horário para ir ao local. Durante uma hora ele poderá usufruir do espaço, inclusive, com auxílio dos tutores em relação ao conteúdo sobre o qual eles têm dúvidas. 

Crislayne informa que, para evitar aglomerações, o tutor atenderá o estudante virtualmente ou pelo celular que estará disponível no local para utilização. Ela destaca que as dificuldades enfrentadas pelas crianças, adolescentes e suas famílias são inúmeras. "A pedagoga liga para que o estudante ou seu responsável busque o conteúdo na escola. Ao retornar para casa, o aluno tem dificuldade de estudar sem o acompanhamento do colégio. Alguns estudantes do Ensino Médio, por exemplo, não podem contar com o auxílio dos pais, pois muitos nem puderam chegar ao Ensino Fundamental II", relata.

A integrante do Coletivo Beco destaca ainda que há filhos cujos pais são analfabetos, pessoas sem acesso à internet e, até mesmo, que não têm televisão em casa para assistir as aulas que o Governo do Estado transmite por meio de canais da TV aberta. "Tem a opção de assistir pelo celular, mas tem celular que não suporta".

Os atendimentos no Vamos Juntos serão segundas e terças, à tarde, e quartas, quintas e sextas de manhã. O Conexão Perifa está cadastrando voluntários para contribuir com a iniciativa e aceita doações de mesas, cadeiras e computadores. Quem quiser contribuir pode entrar em contato pelo telefone (27) 996536975. 

Segundo Crislayne, o objetivo é fazer com que os voluntários não somente auxiliem os estudantes a compreender o conteúdo, mas também possam contribuir com uma formação humana, de desenvolvimento da criticidade e da consciência de classe.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/