O presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) oficializou, nesta terça-feira (9), a nomeação de mais sete candidatos aprovados no concurso público para juiz substituto. Desde a divulgação do resultado final, em junho passado, o tribunal já convocou os 64 primeiros colocados entre 84 aprovados no processo de seleção, apesar de alguns deles terem optado por não assumir o cargo. A relação publicada no Diário da Justiça é composta por: Elaine Cristine de Carvalho Miranda, Valquíria Tavares, Akel de Andrade Lima, Daniel Barrioni de Oliveira, Roberta Holanda de Almeida, Felipe Rocha Silveira e Silvia Fonseca Silva.
Na mesma edição, o tribunal formalizou a promoção de seis togados aprovados no certame, que foram titularizados no cargo: Valeska Mesquita Pessotti Bassetti (promovida a titular da 1ª Vara Cível de Itapemirim), Murilo Ribeiro Ferreira (5ª Vara Cível de Cachoeiro de Itapemirim), Tiago Favaro Camata (3ª Vara Criminal de São Mateus), José Pedro de Souza Netto (Vara Única de Vargem Alta), Helthon Neves Farias (Vara Única de Mucurici), Paulo Sarmento de Oliveira Junior (1ª Vara de Santa Maria de Jetibá) e Frederico Ivens Mina Arruda de Carvalho (1ª Vara Cível de Cachoeiro).
Também foi publicado o resultado da sessão de promoção e remoção de juízes estaduais, realizada no último dia 1º. Segundo informações do TJES, foram removidos 54 juízes e promovidos a titulares os 25 novos togados, nomeados em setembro deste ano após aprovação em concurso. Foram ofertadas aos juízes 26 Varas, sendo que, após o procedimento, nenhuma permanece vaga.
Entre as principais mudanças, o juiz Árion Mergár foi removido, a pedido, da Vara da Fazenda Pública de Viana para a Vara Única da comarca de Alfredo Chaves; Augusto Passamani Buffulin deixa a 1ª Vara Cível de Viana para a Vara de Órfãos e Sucessões do município; Rodrigo Cardoso Freitas sai da 4ª Vara de Família da Serra rumo à antiga vara ocupada por Passamani; Alexandre Farina Lopes deixa a 5ª Vara Criminal da Serra e vai para a 2ª Vara de Família da mesma comarca; e a juíza Ana Claudia Rodrigues De Faria Soares pediu remoção da 11º Vara Cível de Vitória para o 5º Juizado Especial Cível da Capital.
Já o juiz Cristovão De Souza Pimenta deixará a Vara da Fazenda Pública Municipal de Vitória rumo à 4ª Vara Cível de Vila Velha, enquanto Ubirajara Paixão Pinheiro foi removido, a pedido, da 2ª Vara Especializada da Infância e Juventude para a 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual, ambas de Vitória. O juiz Manoel Cruz Doval sai da 5ª Vara Cível da Serra para a 8ª Vara Cível de Vitória; e Gustavo Zago Rabelo – filho do desembargador Manoel Alves Rabelo – pediu remoção da 2ª Vara Cível de Cariacica para o 1º Juizado Especial Criminal e da Fazenda Pública de Viana.