Segunda, 29 Abril 2024

'Não podemos pensar somente em nós, mas também nas gerações futuras'

maanaim_leonardo_sa-27 Leonardo Sá
Leonardo Sá

A terceira edição do Trombetas e Festas, evento realizado pela Igreja Cristã Maranata (ICM), foi um convite ao olhar para a situação de depredação ambiental que tem acontecido em todo o mundo. Durante o evento, realizado no último sábado (26) no Maanaim de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo, foi chamada atenção para a necessidade de se ter maior zelo pela natureza. "Estamos no momento de olhar para o planeta, não podemos pensar somente em nós, temos que pensar nas gerações futuras", alerta o pastor Amadeu Loureiro.

Leonardo Sá

Ele destacou algumas ações da Igreja Cristã Maranata nesse sentido. De acordo com o pastor, o Maanaim onde o evento foi realizado, é uma cidade inteligente, onde são desenvolvidas ações como as de preservação hídrica. "Por meio do tratamento de água, devolvemos a água limpa para o Rio Jucu", informa. Outra ação destacada por ele foi o fato de a caixa d'água ser computadorizada. "Quando o nível da água cai muito, os computadores acionam a bomba para reabastecer", ressalta.

O projeto de sustentabilidade hídrica do Maanaim começou em 2014, com um sistema de captação de água potável proveniente de quatro poços, com capacidade de captação de aproximadamente 700 mil litros de água por dia. Há, ainda, o tratamento de resíduos sólidos, com coleta seletiva de lixo e uso de material orgânico em compostagem para plantas e hortaliças localizadas no Maanaim. Além disso, o espaço conta com uma Mata Atlântica preservada, riachos, lagos e animais silvestres.
Leonardo Sá

Outra ação na área ambiental é o reflorestamento, com atividades como cobertura de áreas danificadas pela erosão. O Manaaim possui um viveiro para criação de mudas para cobrir áreas devastadas e conter encostas. Dentro do programa de reflorestamento, já foram replantadas cerca de 200 mil árvores, com destaque para as frutíferas, como laranja, banana, limão, pitanga, jabuticaba e graviola.

Trombetas e Festas

A terceira edição do Trombetas e Festas, transmitida virtualmente para cerca de 170 países, previa a tradução simultânea do evento em 33 idiomas. Contudo, esse número aumentou para 60 diante da necessidade de tradução para os dialetos africanos. "É um grande avanço", diz pastor Amadeu. Ele recorda que, a cada ano, o evento tem aumentado seu alcance mundial. A segunda edição, recorda, chegou a países que não haviam sido contemplados na primeira, a exemplo de Cuba, parte da China, Indonésia e Nepal.
Leonardo Sá

Na primeira parte do evento, foram destacadas as três primeiras trombetas do Apocalipse. A primeira aponta que "houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada". "Essa trombeta já tocou?", questionou o pastor Gedelti Gueitos, presidente da Igreja Cristã Maranata, que apontou que sim, destacando os incêndios florestais ocorridos no Canadá e na Espanha este ano.

A segunda trombeta aponta que "foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus". Essa trombeta, afirmou o pastor, também já tocou. Ele afirma isso com base, por exemplo, na poluição dos oceanos e no desaparecimento de muitos de seus seres viventes.
Leonardo Sá

A terceira trombeta aponta que "caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas", o que fez o pastor recordar o acidente nuclear de Chernobil, em 1986, que atingiu os lençóis freáticos. "As fontes de água estão contaminadas. Ninguém tem coragem de chegar em um rio que antes era água potável e pegar uma canequinha para beber". Também disse que é preciso "ajudar a natureza enquanto as trombetas tocam".

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/