Terça, 23 Abril 2024

Pedra Menina realiza mutirão para reconstruir acessos do Parque do Caparaó

Pedra Menina realiza mutirão para reconstruir acessos do Parque do Caparaó

Está previsto para esta quarta-feira (19), caso o tempo não seja de muita chuva, o primeiro mutirão para reconstrução das estradas e acessos internos do Parque Nacional (Parna) do Caparaó, na portaria capixaba de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto. 



A princípio agendada para o último sábado, o mutirão foi transferido devido ao falecimento de uma pessoa muito querida do grupo de voluntários. 



A ação é a primeira de uma série, sob coordenação da chefia do Parna e baseada no relatório técnico da equipe de engenharia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), que administra a unidade de conservação. 



O relatório foi apresentado esta semana para os servidores do parque e parceiros, incluindo empresários do trading turístico e lideranças ambientais e políticas da região. 



“Analisando friamente, a gente enxerga as soluções. Não parece mais tão terrível quanto se mostrou num primeiro momento. Requer ações pontuais em estradas, pontes e acessos. Nada tão difícil quanto pensávamos”, comenta Marcelo Sanglard, presidente do Circuito Caparaó Capixaba, uma união de vários empreendimentos turísticos instalados nos municípios do entorno direto e indireto da Serra do Caparaó no Espírito Santo – Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama e Guaçuí. 



Nessa reconstrução do parque após as enchentes de janeiro passado, o Circuito também trabalha para intensificar as campanhas de divulgação de outros atrativos turísticos da região, para além da subida até o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do país e o maior da Mata Atlântica, com 2.892m de altitude, atrás apenas dos amazonenses Picos da Neblina e 31 de Março, em Roraima, na fronteira com a Venezuela. 



A diversificação de opções de passeio também é uma recomendação do relatório técnico do ICMBio. Nesta quarta-feira, já vai ser trabalhada a abertura de acessos a vários poços e novas trilhas no primeiro quilômetro da estrada interna, após a portaria. 



“A Natureza é maravilhosa. Uma árvore caída com as chuvas abriu uma clareira para construirmos uma trilha e chegar a lindos poços e cachoeiras que eram desconhecidos por todos aqui”, declara Marcelo Sanglard. 



Neste primeiro mutirão, previsto para quarta-feira, a intenção é fazer uma limpeza prévia antes dos trabalhos mais pesados. Retirada de árvores caídas, pedras e bloquetes estão na lista. Os voluntários inscritos no Parque, podem participar. 



Em paralelo, o Circuito, com apoio de todos os parceiros oficiais e não-governamentais, também trabalha na criação de um site, de campanhas nas redes sociais e arrecadação de fundos, que viabilizem o fortalecimento e diversificação da atividade turística do Caparaó. 



“Tenho certeza que as condições de visitação do parque a quantidade de atrativos do Espírito Santo, ao final, estarão melhores que estavam antes da enchente. Vamos sair melhores e mais bem instalados, muito mais, do que antes”, profetiza o presidente do Circuito. 



Doações em dinheiro podem ser feitas na seguinte conta:



Bancoob/Sicoob

Banco nº 756

Agência: 0001-9

C/P: 63.257.610-3

Associação Circuito Caparaó Capixaba

CNPJ: 25.026.945/0001-03

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/