Quinta, 18 Abril 2024

Petição online pede criação do Parque Natural da Lagoa Encantada

Petição online pede criação do Parque Natural da Lagoa Encantada

Cobrando coerência do Poder Público, o Fórum de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental do Grande Vale Encantado (Desea) pede que a Prefeitura de Vila Velha preserve a Lagoa Encantada e evite mais uma agressão contra esse importante monumento natural, essencial para a segurança hídrica de toda a região sul da cidade, que sofre historicamente com graves alagamentos, além de sua importância para a conservação da biodiversidade e dos valores cênicos da região do Grande Vale Encantado, próximo à rodovia Darly Santos. 



Em uma petição online que em breve terá uma versão física, em papel, moradores e ambientalistas da Grande Vitória pedem que seja anulada a proposta de construir quatro novas vias cortando a região da Lagoa Encantada, prevista no Plano Diretor Municipal (PDM), e que, ao contrário, implemente o Parque Natural Municipal da Lagoa Encantada, conforme indicado em diagnóstico ambiental aprovado pela prefeitura no início deste ano. 



O diagnóstico é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado pela empresa Brasit, localizada ao lado do Morro do Carcará, no entorno da Lagoa, juntamente com o Ministério Público Estadual (MPES) e o antigo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (Comdur), atual Conselho Municipal da Cidade (CMC). 



O estudo faz duas indicações à prefeitura: a criação do Parque Natural Municipal em toda a área natural e não ocupada da lagoa e seus alagados; ou a criação do mesmo no centro de uma outra unidade de conservação, chamada Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). 



“Estamos pedindo que a prefeitura dê continuidade ao processo de criação do parque, ou do parque e da ARIE, levando o diagnóstico para ser validado pela população”, explica Wilerman da Silva Lucio, membro do Fórum Desea. 



As quatro novas vias arteriais primárias denunciadas pelo Fórum constam no novo Plano Diretor Municipal (PDM) – Lei Complementar N° 65 de 2018 – e podem chegar a 50 metros de largura cada. 



O Fórum de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental do Grande Vale Encantado (Desea) identificou que duas dessas vias, paralelas entre si e com cerca de 150 metros, saem do bairro Rio Marinho, próximo ao canal, passam pelos campos do penharol e entram na Lagoa Encantada até o Atacadão. A outra sai da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Vale Encantado, paralela ao bairro Santa Clara e Jardim do Vale, se encontra com o braço da Leste-oeste, atravessa a Lagoa do Barco ao meio, atravessa também o Morro do Faroeste, passa por uma área de alagados, cruzando com a outra em frente ao Morro do Carcará, separando o morro do resto da Lagoa Encantada. 



“Essas vias irão destruir e impactar a vida de diversos animais, como a Lontra (Lontra longicaudis), mas principalmente a do Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), que se encontra na lista de ameaçados de extinção do Espírito Santo, devido à caça, e principalmente, à perda de habitat, e tem na Lagoa Encantada um de seus últimos refúgios no município”, alerta Wilerman. 



A Lagoa Encantada, explica o militante do Desea, “tem um ciclo, um caminho das águas, ela absorve, retém e libera em um ciclo natural. Estas vias irão alterar todo este ciclo, comprometendo a função de absorção, retenção, liberação e afetando a biodiversidade local e a população do entorno”, expõe. 

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/