Quinta, 25 Abril 2024

Pousada em Aracruz é notificada por desmatamento em área de proteção

desmatamento_pousada_dos_cocais_1_instagram Instagram
Instagram

A Prefeitura de Aracruz, no norte do Estado, determinou o embargo de obras feitas pela Pousada dos Cocais, na Praia do Sauê, por "supressão de vegetação em Zona de Proteção Ambiental (ZPA) e Área de Proteção Ambiental (APA)".

Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) informou que realizou, nessa segunda-feira (20), uma terceira vistoria no local e verificou que "a notificação [emitida na última semana] não estava sendo cumprida, pois tapetes de grama estavam sendo colocados no local".

Instagram

O descumprimento é alvo de um parecer técnico, que irá indicar o valor da multa a ser aplicada, tanto o valor total quando o diário. O parecer, complementa a Semam, também irá indicar o tamanho da área danificada e o processo de restauração que deverá ser implementado pelo empreendimento.

A Prefeitura de Aracruz informou ainda que a primeira vistoria foi feita no dia 10 de setembro, por servidores das Gerências de Educação Ambiental e Fiscalização Ambiental da Semam, a partir de denúncias feitas por moradores da região sobre desmatamento da restinga. Cinco dias depois, "a Semam retornou ao local para embargar o empreendimento e notificou o infrator pela irregularidade".

No último sábado (18), novas denúncias à Prefeitura deram conta da continuidade dos desmates e à terceira vistoria.
Google Earth - imagem do dia 31/03/2021

A Século Diário, moradores ressaltaram que a pousada é conhecida tradicionalmente pela privacidade garantida aos hóspedes exatamente em função da vegetação de restinga preservada no entorno da área construída, característica que vem sendo eliminada pela nova direção do estabelecimento, que assumiu recentemente, mas cuja identidade é desconhecida pelos moradores da região.

Instagram

As obras, relatam, indicam construção de quadra poliesportiva, parquinho e salão de festas, mas há comentários ainda sobre a intenção de construir uma espécie de resort, com chalés, à custa de destruição da restinga preservada.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários: 1

Embtanco em Quarta, 06 Julho 2022 17:22

Parabéns! Graças a vocês hoje estou sem emprego e a pousada fechada

Parabéns! Graças a vocês hoje estou sem emprego e a pousada fechada
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/