Quarta, 01 Mai 2024

​Terceira Semana Lixo Zero é realizada em sete cidades do Espírito Santo

lixozero_semana_divulgacao Divulgação
A terceira edição da Semana Lixo Zero no Espírito Santo, destinada a ações de limpeza e coleta de resíduos e de educação ambiental, é realizada em sete municípios capixabas, de forma simultânea com centenas de cidades da América Latina. A programação seguirá até o próximo domingo (28), em Vitória, Serra e Vila Velha, na região metropolitana; em Conceição da Barra, Linhares e São Mateus, no norte do Estado; e Guaçuí, no sul.

As atividades foram iniciadas nessa sábado (21), com limpeza ecológica no balneário de Carapebus, na Serra, o que também será realizado em Itaúnas, Conceição da Barra, no próximo dia 27, a partir das 8h. Tem ainda pontos de recolhimento de resíduos eletrônicos em Guaçuí, na Praça do Meio Ambiente, entre esta segunda e sábado (23 e 27), e na Praça Bom Pastor, em Vila Velha, no dia 28. Ecopontos para depósito de óleo usado e eletrônicos também foram instalados no Shopping Jardins, em Vitória, para todos os dias da campanha.

Quem transitar na Assembleia Legislativa nesta terça, poderá ver uma maquete feita por voluntários da Associação de Moradores da Barra do Jucu e exibida no bairro de Vila Velha, no sábado (21), que orienta a separação e destinação correta em três frações: resíduo seco, resíduo orgânico e rejeito - o único que deveria ir para o aterro sanitário.

Nos dias 26 e 27, às 9h30, o Cine Jardins, em Vitória, exibirá, gratuitamente, o filme "Mar de Lixo". Também estão previstas diversas ações educativas e de conscientização, incluindo duas lives nas redes sociais, nestas segunda e terça (23 e 24).

A programação da 3ª Semana Lixo Zero Capixaba foi elaborada a partir de um chamamento público de empresas, organizações e coletivos interessados em contribuir, e esta será a edição capixaba com o maior número de adesões. A primeira foi realizada em 2020, apenas em Vitória. Em 2019, uma lei estadual fixou a Semana Lixo Zero no calendário oficial do Espírito Santo, acontecendo sempre na última semana de outubro.

"Diversos coletivos Lixo Zero atuam junto com empresas e cidadãos para auxiliar na mudança de hábitos de consumo e produção. Aqui no Espírito Santo, estamos conseguindo ampliar o trabalho através da educação ambiental, sensibilizando e engajando as pessoas para separarem e destinarem de forma correta seus resíduos, e promovendo oficinas práticas dentro das escolas, empresas e parques das cidades", afirmou Grazielli Pirovani, embaixadora a Lixo Zero Capixaba, em recente entrevista à TV Século sobre o tema.

Desde 2010, já foram realizadas oito edições da Semana Lixo Zero no Brasil e na América Latina. A última, em 2022, teve a participação de 300 cidades em 10 países, contando com adesões em todos os estados brasileiros. O coletivo é vinculado ao Instituto Lixo Zero Brasil.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/