Quinta, 25 Abril 2024

Três Palmeiras lança livreto de receitas tradicionais Guarani

Três Palmeiras lança livreto de receitas tradicionais Guarani
Fotos: Syã Fonseca
 
Os alimentos tradicionais Guarani, à base principalmente de milho e mandioca, continuam presentes no dia a dia das aldeias de Aracruz, no norte do Estado, apesar da invasão dos industrializados. Patrícia Keretxu, jovem liderança de Três Palmeiras, vive essa realidade em sua casa e em sua comunidade, mas, preocupada com a perda dos costumes, principalmente entre as novas gerações, se dedicou a registrar alguns das tradições alimentares Guarani em um pequeno livro, para que pudesse ser estudada nas escolas e bibliotecas e praticada com mais intensidade entre os seus. “Tive esse sonho pra ajudar meu povo”, conta a jovem pesquisadora e realizadora.
Neste sábado (22), a partir das 15h, o livreto Tebiú Eté será lançado na Aldeia Três Palmeiras, trazendo algumas receitas e um pouco dos significados da alimentação no modo de vida Guarani.
O projeto foi aprovado no Edital Diversidade Cultural, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), e desenvolvido por uma equipe formada por indígenas e não indígenas. Patrícia compartilhou seu sonho com Marcelo Djekupé, presidente da Associação Indígena Garani (AIG), que convidou a jornalista Raquel Lucena e o biólogo Nelson Barcelos.
Raquel conta que as portadoras de conhecimentos sobre a alimentação Guarani, as mulheres mais experientes das aldeias, foram identificadas espontaneamente pelos participantes das aldeias, por saberem de muitas receitas que alguns jovens não se lembram mais. “Tereza Djatxuka, Marilza Keretxu, Joana Tatatxin, Eliane Poty e Florentina Tatatxin transmitiram muita experiência e um pouco da sabedoria que receberam dos antepassados, no gesto simples de preparar os alimentos”, relata.



As imagens foram produzidas por meio de vivências para preparação dos alimentos, registrando os cuidados que os Guarani têm com a alimentação que consideram verdadeira. No livreto, a expressão Tebi’u Eté é traduzida como alimento sagrado e também alimento verdadeiro porque, para os Guarani, o que é verdadeiro é sagrado.



E, na opinião de Patrícia, alimento verdadeiro e sagrado é também mais saudável. Transmitir aos mais jovens essa sabedoria dos mais velhos, da verdadeira, sagrada e saudável alimentação tradicional Guarani é seu maior objetivo. “Estou ansiosa”, confessa, sorrindo.
No lançamento do livreto, neste sábado, haverá degustação de alimentos verdadeiros e uma confraternização entre o povo Guarani e os amigos de todas as etnias. Haverá fogueira e compartilhamento de batata-doce, milho ou inhame, que poderão ser levadas pelos visitantes.






Além de Patrícia Keretxu, Raquel Lucena, Marcelo Djekupe e Nelson Barcelos, participaram do projeto Wander Karai (tradução), Syã Fonseca (fotografia) e Guinho Karai (ilustrações).
Tradução Guarani: Marcelo Djekupe, Patrícia Keretxu e Wander Karai.

 
Mais informações e novidades sobre o Tebiú Eté e outros projetos da AIG  estão no Facebook “Nhandeva Guarani ES/Brasil e em blog de mesmo nome.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/