Segunda, 29 Abril 2024

Um dia após reunião no STF, Câmara dos Deputados constitui comissão especial da PEC 215

Um dia após reunião no STF, Câmara dos Deputados constitui comissão especial da PEC 215
A comissão especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que transfere do Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre as demarcações de terras indígenas, abrindo prerrogativa para a revisão de processos já homologados, foi criada nessa terça-feira (10), por ato do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN). A comissão é destinada a apreciar e proferir parecer à PEC.


A matéria, caso aprovada, irá alterar os artigos 49, 225 e 231 da Constituição Federa, transferindo também para o Congresso a competência da titulação de quilombos e criação de Unidades de Conservação Ambiental (UCs).
 
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) ressalta que a instalação da comissão especial atende única e exclusivamente aos interesses da bancada ruralista no Congresso Nacional e "reforça a declaração de guerra do latifúndio contra os povos indígenas, contra os quilombolas, contra o meio ambiente e os respectivos direitos constitucionalmente estabelecidos". Segundo a entidade, o ato presidencial se deu "no calar da noite".
 
Na próxima quarta-feira (18), serão eleitos o presidente e os vices. O PV, o PTB e o PT não indicaram integrantes do colegiado. Se esses partidos não fizerem a indicação até a data da instalação, Henrique Alves poderá indicar outros integrantes para completar o quadro.
 
No mesmo dia, 30 deputados se reuniram com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça); Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), a Agricultura, Antônio Andrade (Agricultura) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União).
 
No encontro, Gleisi Hoffmann e José Eduardo Cardozo demonstraram, mais uma vez, apoio aos ruralistas e pediram aos parlamentares o aumento do prazo para o anúncio da portaria que inclui outros órgãos de governo na instrução dos processos de demarcação. Em maio desse ano, Gleisi Hoffmann afirmou que o governo Dilma Rousseff elabora proposta para submeter a criação das áreas indígenas a pareceres de outros órgãos além da Fundação Nacional do Índio (Funai).
 
Criação da comissão especial vem após reunião nessa segunda-feira (9) entre os deputados da Frente Parlamentar Agropecuária da Câmara e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, relator do Mandado de Segurança (MS) 32262 impetrado pela Frente de Apoio aos Povos Indígenas para questionar a tramitação da PEC, com pedido de liminar para que seja suspensa a tramitação, discussão e votação da proposta.
 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/