Sexta, 26 Abril 2024

Vila Velha anuncia data da consulta pública para criar parque na Lagoa Encantada

lazer_lagoa_encantada_wilerman_silva_lucio Wilerman da Silva Lucio

O movimento socioambiental voltado à proteção da Lagoa Encantada e seus alagados conquistou um importante avanço nessa terça-feira (22), com a publicação, pela Prefeitura de Vila Velha, do comunicado que informa o período em que será feita a consulta pública para a criação de um Parque Natural Municipal na região.

A futura unidade de conservação se estende pelos bairros Vale Encantado, Jardim do Vale, Santa Clara, Rio Marinho e Jardim Marilândia, e é cortada pelas rodovias Darly Santos e Carlos Lindemberg. O tamanho estimado, mediante os estudos ambientais já realizados, é de 200 hectares (dois milhões de metros quadrados). 

As contribuições e comentários da população serão recebidos no prazo de vinte dias, entre cinco e 24 de abril. A consulta se dará por meio virtual, com acesso em https://sistemas.vilavelha.es.gov.br/consultapublica.

O anúncio, feito dez meses após a promessa da gestão de Arnaldinho Borgo (Podemos), foi comemorado por ambientalistas e amigos da Lagoa Encantada, que há anos lutam por sua proteção, seja buscando influir politicamente na gestão territorial, participando das audiências do Plano Diretor Municipal (PDM) e do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibildiade (PlanMob), seja com a realização de mutirões de plantio e limpeza da região e passeios e atividades de educação ambiental, ou divulgando as belezas e riquezas do lugar, mobilizando petições e denunciando as agressões sofridas, como as queimadaslançamento de detritos no solo e na água. 

"A gente fica até emocionado. Com tanta notícia ruim, de desmatamento, degradação, finalmente uma boa. Lutamos por isso há tanto tempo!", declara Wilerman da Silva Lucio, integrante do Fórum de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental do Grande Vale Encantado (Desea). "Agora é divulgar a consulta e mobilizar as pessoas para participarem. Queremos conhecer a proposta que vai ser apresentada para fazer as sugestões", conta. 

Uma polêmica recente que vem sendo trabalhada pelo grupo é com relação ao PlanMob, que, a princípio, previa estradas passando sobre o manguezal do rio Aribiri e margens da Lagoa, o que configurava grave ameaça de morte ao rio canela-verde

Na última audiência pública do Plano, no entanto, os ambientalistas receberam a promessa da secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Milena Ferrari, de que nenhuma via será construída em cima de qualquer Área de Preservação Permanente (APP) do complexo da Lagoa Encantada

A região é um dos maiores refúgios de paisagem natural na zona urbana de Vila Velha, protegendo importante biodiversidade, incluindo dezenas de aves, que chamam atenção dos observadores de pássaros, além de espécies ameaçadas, como o jacaré-do-papo-amarelo. 

Sua função na segurança hídrica do município também é inquestionável, sendo urgente a adoção de medidas de proteção efetiva e recuperação de seus atributos naturais essenciais para a qualidade de vida da cidade. A criação do parque municipal será o primeiro grande passo num novo momento da Lagoa Encantada, em que as finalidades, objetivos e metas estabelecidas na normativa que criará a unidade terão que ser efetivamente implementados.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/