Quinta, 18 Abril 2024

Advogado do PTB Nacional diz que deputado foi avisado de suposta fraude

luizgustavo_advogadoPTB_PTB PTB
PTB

"O deputado Adilson Espindula foi avisado que se tratava de fraude, um crime de estelionato", disse a Século Diário nesta quinta-feira (17) o advogado do PTB em Brasília, Luiz Gustavo Pereira da Cunha, ao comentar sobre o processo na Comissão Nacional de Ética no qual o parlamentar é citado como participante da articulação liderada por Graciele Nienov, denunciada também por meio de queixa-crime com pedido de investigação policial. As investigações vão apurar as responsabilidades sobre a destituição de forma ilegal de comissões executivas em 11 estados, inclusive no Espírito Santo.

O parlamentar assumiu a presidência estadual do partido no último dia 8, depois de anunciada a destituição do empresário Bruno Lourenço de Souza, contestada de imediato pela diretoria no Estado e também em Brasília. A movimentação para desmentir notícias divulgadas pela ex-presidente da legenda, Graciele Nienov, que liderou a suposta fraude, envolveu pré-candidatos às eleições de outubro, como o Tenente Assis, ligado a Bruno Lourenço, concorrente à Câmara Federal e é um dos articuladores da legenda.

"Ele não podia fazer o que fez", acentuou o advogado Luiz Gustavo, explicando que nesta quinta-feira a Comissão de Ética indicará o relator do processo, que dará "todo direito de defesa ao deputado e aos demais envolvidos, inclusive a ex-presidente da legenda, Graciele Nienov". O processo envolve ainda a ex-presidente do PTB Mulher do Espírito Santo, Viviane Barbosa, de acordo com documento protocolado nessa segunda-feira (14), em Brasília.

Bruno Lourenço, presidente estadual do PTB, afirma que Adilson Espindula acreditou em uma "mentira, armada por pessoas que querem atrapalhar o partido, no momento em que estamos montando chapas para estadual e federal e ampliando o quadro de filiados". Acrescentou que há meses já havia conversado com o deputado sobre os projetos do partido.

A direção do PTB no Espírito Santo e a maioria dos membros apoiam o pré-candidato ao governo Carlos Manato (PL) ao governo, enquanto Adilson Espindula e o vereador de Vitória Anderson Goggi, que também assumiu cargo no partido, são aliados do governador Renato Casagrande (PSB).

"Sei que ele é um deputado do interior, precisa do governador. Ele acreditou no 'canto da sereia', mas se quiser resolver tudo na paz, eu o libero", diz Bruno Lourenço, o que deixaria o parlamentar livre para se filiar a outra legenda sem a perda do mandato. Nos bastidores, os comentários é que ele deverá ser expulso, caso não haja um acordo. Espindula, no entanto, pode se antecipar e deixar a legenda até o dia 1º de abril, prazo da atual janela partidária.

Procurado por várias vezes para falar sobre o caso, o deputado Adilson Espindula prometeu uma entrevista para o dia 9, que não ocorreu, porque ele se recusou a abordar o assunto. Na noite dessa quarta-feira (16), a assessoria jurídica do parlamentar manteve contato com Século Diário e pediu para alterar a matéria publicada horas antes.

D
iante da negativa, considerando que nada havia a ser alterado, ficou acertado o envio de uma nota, já que o parlamentar "só daria entrevista quando ele achar que é necessário". Nesta quinta-feira (17), porém, a assessoria não encaminhou a nota e sequer respondeu ao contato por meio do WhatsApp, expedido às 7h16: "Bom dia. Estou aguardando a nota ou uma entrevista do Adilson Espindula".

Na denúncia encaminhada ao Conselho de Ética e que serve de base para a abertura das investigações, fica configurada "a participação da ex-presidente Graciela Nienov, clara traidora dos preceitos estatutários do PTB e, agora suspeita pelo cometimento de crimes no intuito de se autobeneficiar (...) e, conforme documentos em anexo, verifica-se que os membros acima nomeados são signatários apoiadores".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/