terça-feira, junho 24, 2025
23.9 C
Vitória
terça-feira, junho 24, 2025
terça-feira, junho 24, 2025

Leia Também:

Avaliação positiva do governador aumenta desconfiança sobre pesquisa

Dois dias após publicar a pesquisa sobre a corrida eleitoral, mostrando uma leve vantagem do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) sobre o governador Renato Casagrande, A Gazeta/Futura divulga um dado separado do levantamento que aumenta a desconfiança da classe política sobre o cenário criado para a disputa de outubro próximo. 
 
Segundo o levantamento publicado nesta terça-feira (6), em A Gazeta, o governador Renato Casagrande tem 60,6% de aprovação entre os entrevistados. A pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com o número 00005/2014, ouviu 1.400 pessoas em 20 municípios do Estado, entre os dias 22 e 28 de abril. A margem de erro é de 2,6%. 
 
Embora avaliação de governo e indicação de votos não tenham uma relação direta, a leitura nos meios políticos foi de desconfiança. Afinal, como o governador que tem um índice de aprovação de mais da metade dos entrevistados aparece atrás do adversário na disputa pela reeleição? Outro questionamento na classe política é o fato de a avaliação do governo ter sido publicada separadamente da pesquisa eleitoral.
 
Na pesquisa ao governo, Hartung aparece com 34,1% das intenções de votos na estimulada, contra 30% de Casagrande. Chama a atenção que o senador Magno Malta (PR) aparece com 15,2%, ou seja, se o republicano entrar na disputa ao governo do Estado, pode levar o pleito para o segundo turno. Sem ele, a disputa fica plebiscitária.
 
A desconfiança sobre os números vem de um histórico de incongruências entre os dados apontados pelas pesquisas e o resultado apurado nas urnas. A cinco meses da eleição e com uma expectativa de disputa polarizada no Estado, as lideranças políticas preferem a cautela em relação aos levantamentos sobre a disputa deste ano.

Mais Lidas