Quinta, 02 Mai 2024

Balestrassi é o elo entre a Rede e o PSDB no Estado

Balestrassi é o elo entre a Rede e o PSDB no Estado

A movimentação do PSDB no Espírito Santo, na busca de fortalecimento para o registro do novo partido, a Rede, capitaneado pela ex-ministra Marina Silva, tem como principal elo o presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Guerino Balestrassi.



Ele esteve junto com o ninho tucano na eleição municipal do ano passado, ajudando na campanha de Luiz Paulo Vellozo Lucas e pode ajudar no projeto de reposicionamento do partido no jogo político do Estado para 2014.



Diante do resultado das pesquisas recentes que mostram a liderança da presidente Dilma Rousseff na corrida eleitoral, em detrimento da candidatura tucana, que não consegue alçar voo, o fortalecimento de Marina Silva seria uma alternativa para que o PSDB vá a reboque do novo partido.



A aliança com a Rede coloca o PSDB ao lado da figura de Balestrassi, que tem condições políticas de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados ou no Senado, dependendo das movimentações de bastidores. A união com o presidente do Bandes também atenderia a outro propósito dos tucanos que é um afastamento da aliança com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que não foi exitosa em 2012.



Esse afastamento, porém, não significaria um rompimento. Se Hartung disputar o Senado, dificilmente Balestrassi embarcaria em um embate com o peemedebista. Já para o governador Renato Casagrande o nome de Balestrassi serve como uma alternativa à disputa ao Senado em seu palanque que amplia a base.



No caso de Hartung, a disputa ao Senado restringe o palanque ao sistema da unanimidade, mas se isso não acontecer, Balestrassi poderia disputar, incluindo, partidos que estão afastados do grupo. Exemplo é a aproximação do PPS, que também busca o fortalecimento da Rede no Estado.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/