Sexta, 19 Abril 2024

​Cinco disputam eleição para secretário de Educação em Barra de São Francisco

enivaldo_leonardo_sa-3203 Leonardo Sá

Delma do Carmo Ker e Aguiar (secretária de Educação na gestão passada), Mateus Moreira, Laudenir Alves de Souza e Faria, Marilson Gomes Borjaille e Magda de Almeida Resende são os servidores da Secretaria de Educação de Barra de São Francisco que irão concorrer à eleição para a escolha do próximo secretário do setor. 

A ordem dos nomes na cédula será definida em sorteio pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos. Dos mais votados sairá a lista tríplice da qual o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) decidirá o nome do próximo responsável pela gestão da Educação. O município tem 32 escolas sob sua gestão.

A nomeação do titular ou da titular da pasta será no dia 27 de janeiro, após cumpridas todas as etapas do processo eleitoral, que será coordenado pelo secretário municipal de Administração, Elcimar de Souza Alves.

A comissão eleitoral, com cinco membros, foi indicada pelo prefeito, sendo composta ainda pela secretária municipal de Fazenda, Clemilda José Satil Sala, pela subsecretária de Educação, interina na titularidade, Lusiane Guaitolini Matias de Assis, e pelos servidores Eudiene da Silva Marcelino e Roberto Ribeiro Martins.

Somente podem concorrer à lista tríplice e, portanto, serem nomeados para comandar a Secretaria, os profissionais de educação assim reconhecidos pelo artigo 61 da Lei Federal 9394/96, com a redação dada pela Lei Federal 12014/2009. O Decreto prevê habilitação à lista tríplice para todos os profissionais, inclusive aposentados, que possam comprovar atividade profissional na rede pública de qualquer ente federativo ou na rede privada.

O decreto que democratiza a escolha do futuro secretário de Educação também prevê que, não havendo pelo menos três inscritos, o prefeito dispensará a votação e, por presunção de desinteresse da categoria, poderá nomear qualquer pessoa para ocupar a titularidade da Educação municipal.

Nos dias 25 e 26 de janeiro os candidatos constantes da lista deverão encaminhar seus planos e projetos para a educação a fim de serem examinados pelo prefeito Enivaldo dos Anjos. A data prevista no decreto para nomeação do secretário é dia 27 de janeiro, para um mandato de dois anos, até 31 de dezembro de 2022, sendo sucedido por quem for escolhido em nova e similar eleição, a ser realizada no último trimestre de 2022.

Em caso de morte, renúncia ou exoneração de quem for nomeado para o cargo, antes do vencimento de seu mandato, o prefeito poderá nomear qualquer pessoa para ocupá-lo até vencer o prazo de validade da eleição.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/