O presidente do PSDB no Estado, deputado federal César Colnago, cancelou a reunião da Executiva do partido que seria nesta segunda-feira (5) e desencadeou uma crise no ninho tucano. O encontro seria para que as lideranças confirmassem o acordo fechado entre os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) no último dia 1 de maio, sobre a disputa eleitoral no Estado.
O acordo estabelece que os tucanos no Estado caminhem com o palanque do governador Renato Casagrande, com espaço reservado para que o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) dispute a vaga ao Senado.
O ninho tucano que já vinha dividido com a tentativa do presidente do partido em fazer uma aliança informal com o palanque do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) ficou em chamas com o cancelamento da reunião. Por esse acordo, o grupo de Colnago defende a manutenção da candidatura de Guerino Balestrassi ao governo do Estado, o que favoreceria Hartung. Em contrapartida, Colnago garantiria sua reeleição a deputado federal.
Para Luiz Paulo, Colnago adotou a cautela antes de fechar o acordo como presidente do partido, minimiza, tem o direito de primeiro ouvir Aécio Neves sobre as movimentações, até porque essas ações refletem também no campo proporcional, afinal, além de Colnago, o partido quer aumentar a bancada com a candidatura do ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho.
Mas Luiz Paulo acredita que trata-se apenas do adiamento de uma decisão inevitável e deve também acertar a questão proporcional no palanque palaciano. O tucano segue o entendimento dos presidenciáveis de que esta é a vez das oposições e por isso, o processo presidencial terá forte influência nas discussões estaduais, logo, a decisão de Aécio e Campos é definitiva.
Ela tira Casagrande da posição de neutralidade, fazendo com que ele assuma a candidatura do presidenciável socialista Eduardo Campos, enquanto Luiz Paulo garante o palanque de Aécio no Espírito Santo. De quebra, a movimentação fecha de vez a porta para o PT no palanque de Casagrande.
“O momento político é diferente dos anteriores, e a eleição será decidida de fora para dentro”, o tucano parece fazer alusão ao erro estratégico de Hartung que acreditava conseguir movimentar o processo eleitoral localmente, sem a interferência das nacionais.
O PSDB enviou nota à imprensa sobre o cancelamento da reunião. Segundo a nota, em contato com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, na última quinta-feira (1) e nessa segunda-feira (5), a Presidência do PSDB-ES decidiu suspender a reunião da Executiva Estadual que aconteceria nessa segunda, tendo em vista matérias veiculadas na imprensa local pautando assuntos e, mais que isso, deliberações que não estão na ordem do dia das conversas do partido no âmbito regional.
Nesta terça-feira (6), o presidente do PSDB-ES, deputado federal César Colnago, viaja para Brasília, com o vice-presidente do partido Guerino Balestrassi, para um encontro com Aécio Neves. Na ocasião, serão apresentados resultados de pesquisas e os tucanos irão discutir acerca da conjuntura política do momento, assim como os resultados das conversas com os partidos.