Sexta, 29 Março 2024

​Denúncias a candidatos agitam última semana da campanha na Grande Vitória

TRE_sede_TRE Divulgação

A semana que antecede a votação que elegerá prefeitos e vereadores na Grande Vitória, no próximo domingo (15), agita os partidos e candidatos para as decisões na Justiça Eleitoral, que deverão provocar impacto nos meios políticos e no próprio desenrolar das eleições. Em Guarapari, Serra, Vila Velha e também na Capital, candidatos a prefeitos esperam atos de juízes que poderão confirmar ou impugnar suas candidaturas. 

Em Guarapari, o juiz eleitoral Edmilson Souza Santos despachou nessa sexta-feira (6) a notificação para que o candidato a prefeito pelo Avante, Carlos Von, apresente defesa à denúncia de abuso de poder político e econômico formulado pela também candidata Fernanda Mazzelli (Republicanos), que o acusa de comprar votos, mediante o aliciamento de candidatos a vereador.

Von, o segundo colocado nas pesquisas divulgadas até agora, em vídeo publicado na noite dessa sexta, negou qualquer irregularidade, tachou as acusações como infundadas, e declarou, por meio de sua assessoria: "Ainda não fomos notificados da ação judicial, mas estamos tomando todas as providências jurídicas para que esses ataques e fake news não fiquem impunes".

Na Capital, nesta semana deverá haver o desenrolar da operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal na Prefeitura de Vitória, nas produtoras de vídeo Croma e Black Vídeo e na Enquet Pesquisa de Opinião. A ação visa apurar suposto uso indevido de dinheiro público na produção de material de campanha eleitoral para o candidato Fabrício Gandini, do Cidadania, mesmo partido do prefeito Luciano Rezende, seu mentor político.

Gandini responsabiliza a ação como uma investida de grupos políticos ligados a "criminosos e bicheiros", mesmo tendo a operação autorizada pelo juiz eleitoral José Luiz da Costa Altafim, que estabeleceu o prazo de 10 dias para os computadores e outros equipamentos serem devolvidos, depois de recolhido material para investigação.

O candidato do Cidadania representa a continuidade da gestão do prefeito Luciano Rezende e ocupa a liderança na corrida eleitoral junto com o ex-prefeito João Coser (PT), segundo pesquisas já divulgadas. Com total apoio da gestão atual, Gandini pôde anexar ao seu programa de governo realizações de outras administrações, como o cerco inteligente de segurança e o projeto da Orla Noroeste, lançado por Luciano em 2014, entre outras.

Na Serra, ainda está à espera uma decisão judicial ao recurso do candidato do MDB, Márcio Greik, indeferido por não ter passado pela convenção do partido. Em situação idêntica, Rafael Primo, da Rede, candidato a prefeito em Vila Velha, espera ter o recurso deferido na Justiça.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/