Com o intuito de deliberar todos os projetos que compõem a Ordem do Dia do Plenário, a Assembleia Legislativa (Ales) irá realizar duas sessões extraordinárias, das 10 às 13 horas, nos dias 19 e 20 de dezembro, segunda e terça-feira da próxima semana.
O requerimento pelas sessões extras foi apresentado pelo deputado Marcelo Santos (PMDB) e aprovado pelo plenário na sessão ordinária desta terça-feira (13). Só na Ordem do Dia inicial desta terça eram previstos 90 itens para análise e discussão, dentre eles 11 em regime de urgência.
Ficam mantidas as três sessões ordinárias da última semana antes do recesso – segunda (19) e terça (20) às 15 horas, e quarta-feira (21) às 9 horas. O recesso vai de 23 de dezembro a 1º de fevereiro.
Como nos últimos anos, as sessões plenárias de dezembro são marcadas pelo alto número de projetos para serem deliberados pelos deputados, além de o período coincidir com o fechamento das discussões e aprovação de matérias importantes como a que define a Lei Orçamentária Anual – no caso, a de 2017 já foi aprovada em sessão extraordinária na última segunda-feira (12).
Devido ao ano eleitoral, que envolveu metade do plenário direta ou indiretamente, o acúmulo de matérias foi ainda maior, sendo necessário o esforço concentrado para a limpeza da pauta.