Quinta, 28 Março 2024

Em vídeo, Lula sinaliza candidatura de Contarato ao governo em 2026

lula_fabianocontarato_redesociais Redes sociais
Redes sociais

O líder na corrida presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva, em vídeo divulgado nesta quarta-feira (20), elogiou o senador Fabiano Contarato, que teve a candidatura ao governo do Estado retirada para que o PT pudesse "cumprir os compromisso assumidos com o PSB", e, ao final, sinalizou uma candidatura ao governo em 2026. A mensagem de Lula surge em meio à turbulência entre a militância do partido, insatisfeita com a forma de condução do processo eleitoral no Espírito Santo.

"(...) e quem sabe, logo, logo, logo, você poderá voltar e ser candidato a governador do Espírito Santo", disse Lula, sorrindo e piscando o olho, em tom bastante amigável. Ao divulgar o vídeo nas redes, Contarato declarou que o "presidente Lula é uma liderança inspiradora e me deixa emocionado com este vídeo em que fala da nossa pré-candidatura ao governo do Espírito Santo".

E mais adiante: "Digo e repito: sou um soldado do Partido dos Trabalhadores. Nossa aliança democrática e ampla é para devolver ao povo capixaba e de todo o país a esperança, o emprego, o salário digno, a comida na mesa, a saúde, a educação, os sonhos. Vamos juntos pelo Brasil e pelo Espírito Santo!".

Lula diz que "todo mundo sabe que o companheiro Contarato queria ser candidato a governador do Espírito Santo, mas também todo mundo sabe que o PT fez uma aliança nacional com o PSB e, portanto, nós tínhamos o compromisso de privilegiar essa aliança (...) e, por isso, a nossa presidente Gleisi [Hoffmann] fez um apelo ao Contarato para que deixasse de ser candidato e a gente pudesse apoiar o governador do Estado, o nosso companheiro Casagrande".

A polêmica em torno da retirada da pré-candidatura de Contarato ocorre em decorrência da forma como o processo foi conduzido pelo diretório estadual, que gerou uma movimentação da militância do partido, que reclama do isolamento nas articulações para a formação da chapa de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) que, nessa terça-feira (19), anunciou o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB) como vice. Neste sábado (23), grupos de militantes realizam uma plenária ampliada para debater a candidatura avulsa ao Senado e o apoio a Casagrande.

O sentimento de frustração da militância sofreu novo impacto com a indicação de Ricardo para vice-governador. Nesta quarta-feira (20), o militante Isaías Santana da Rocha, petista histórico, divulgou mensagem afirmando que "foi muito decepcionante ler a carta que selou a aliança, escrita pelas respectivas presidência da sigla. Se não bastasse, temos que aturar análise feita por terceiros sobre o futuro político do PT e da esquerda no Estado, e das notas promissórias que serão pagas em suaves parcelas, resultante das transações"!.

Isaías questiona: "(...) como as lideranças dos movimentos sociais vão se dirigir as suas bases para pedir voto para um projeto político que não incorpora as suas demandas?" e acentua: "Há quase duas décadas PH [Paulo Hartung] e RC [Renato Casagrande] vêm desempenhando e sustentando um projeto político exclusivamente para o grande empresariado capixaba, e deixando em um total abandono as políticas públicas e sociais. Exemplo disso, é o crescimento estadual acima da média nacional, e o terceiro lugar no ranking nacional da pobreza".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 5

Seu Madruga em Quarta, 20 Julho 2022 23:34

Não sei quem é pior, se o delegado que apoia corrupto ou o próprio corrupto.

Não sei quem é pior, se o delegado que apoia corrupto ou o próprio corrupto.
Bezerra em Quinta, 21 Julho 2022 12:26

Ver um delegado cheio de afagos e defendendo um condenado por corrupção infelizmente é certeza de que no Brasil o crime compensa. Vergonha

Ver um delegado cheio de afagos e defendendo um condenado por corrupção infelizmente é certeza de que no Brasil o crime compensa. Vergonha
Carlos em Quinta, 21 Julho 2022 16:50

Delegado apoiando “descondenado “ kkkk? É isso mesmo?
Esse jornaleco adora essa pouca vergonha e apoia com afinco.

Delegado apoiando “descondenado “ kkkk? É isso mesmo? Esse jornaleco adora essa pouca vergonha e apoia com afinco.
Paulo Henrique Cardoso em Quinta, 21 Julho 2022 19:51

Dois vermes..

Dois vermes..
Agmarcarioca amigo do mito em Sábado, 23 Julho 2022 20:52

Se disputar contra Sergio Meneguelli perde feio

Se disputar contra Sergio Meneguelli perde feio
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/