O deputado federal Evair de Melo estaria de saída do PV, partido pelo qual foi eleito em 2014 em uma coligação com PRB/PP/PTB/PHS/ PPS/PSD/PV. Aproveitando a janela de migração que foi aberta pela reforma eleitoral e ampliada por uma emenda aprovada pelo Congresso e promulgada no último dia 28, o deputado federal pode estar de malas prontas para o PSDB.
Isso traz um problema tanto nacionalmente, quando localmente para o PV. Isso porque, na Câmara dos Deputados, o partido tem cinco deputados federais, o que o caracteriza como bancada, perdendo Evair de Melo, o partido ficará com Evandro Gussi, Leandre da Ponte, Sarney Filho, William Woo e deixará de ser bancada.
No Espírito Santo, a perda seria ainda mais complicada para o PV. Primeiro porque o partido deixa de ter um deputado federal, o que desidrata sua musculatura. Além disso, seria um prejuízo para a movimentação tucana nas disputas municipais.
Depois de sua eleição, Evair de Melo passou a circular muito pelo interior e acabou se tornando uma liderança influente nas articulações do PV Estado adentro. Essa posição estava colocando o PV em uma posição importante para as articulações em vários municípios do Estado.
Evair não é o único que estaria de saía do PV. Comenta-se nos bastidores, que o líder do governo na Assembleia Legislativa, Gildevan Fernandes também estaria de malas prontas para deixar o PV e o destino também seria o ninho tucano.
Com isso, o partido perderia também a representação na Assembleia Legislativa e se fragiliza para a disputa eleitoral deste ano, quando tentará aumentar o número de prefeitos. Hoje o partido administra as cidades de Viana, com Gilson Daniel e Brejetuba, com João do Carmo Dias.

