Quarta, 24 Abril 2024

Extinção de Conselho de Iluminação deve ser vetada por Juninho, cobra Famoc

juninho_leonardo_sa-2078 Leonardo Sá

A Federação das Associações de Moradores de Cariacica (Famoc) reivindica que o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior (Cidadania), o Juninho, vete o Projeto de Lei 36/2020, aprovado na Câmara de Vereadores nessa segunda-feira (31), que extinguiu o Conselho Municipal de Iluminação Pública. A entidade aponta que não é competência do legislativo extinguir um conselho e remete a questão à licitação milionária de renovação da iluminação pública que foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no município.

"Na verdade, a Prefeitura está usando esse recurso à revelia. O que motivou a extinção do conselho foi, de fato, a decisão do Tribunal de Contas, pois a licitação estava superfaturada, faltava concorrência e o conselho não foi ouvido. Para não convocar, preferiram extinguir", enfatiza Leonardo Amaral, advogado e tesoureiro da Famoc.

A representação foi protocolada pelo vereador Professor Elinho (PV), em janeiro deste ano. O Tribunal, em sua decisão, afirmou que "o presente edital [de contratação de empresa para modernizar a iluminação pública] apresenta diversas irregularidades, dentre as quais: projeto básico deficiente, com ausência de orçamento; ausência de deliberação do conselho municipal de iluminação pública; e cláusulas restritivas à competitividade".

Um dos objetivos seria a implementação de lâmpadas de LED na municipalidade. Em seu parecer, o TCE destaca que Cariacica é uma das cinco cidades do Brasil onde foi iniciado o projeto do Governo Federal "Em frente, Brasil", de combate à criminalidade, e conta com a presença da Força Nacional. "Sendo assim, entendo como válida a iniciativa para implementação de lâmpadas de LED na municipalidade, a fim de se obter uma melhora nos índices de criminalidade, observado que se trata de uma sugestão trazida pelo projeto 'Em frente, Brasil'. Não obstante, toda licitação deverá obedecer aos trâmites processuais, bem como a legislação vigente, podendo ser objeto de fiscalização por esta Corte", afirmou o Tribunal. 

O autor do projeto de extinção do Conselho de Iluminação, vereador Joel da Costa (PSL), defendeu, durante a sessão, que o conselho "não tem eficácia, não tem membros, não funciona há 15 anos". Outro argumento apresentado, como informou Leonardo Amaral, foi de que, por ser deliberativo e ter como uma de suas atribuições decidir sobre a utilização da verba de iluminação pública, a existência de um conselho inativo estaria burocratizando o uso desse recurso. 

Joel da Costa é aliado de Juninho, integrava os quadros do Cidadania, e se lançou como pré-candidato à prefeitura de Cariacica este ano pelo PSL. É cotado como palanque alinhado ao prefeito, que já está no segundo mandato.

Os únicos vereadores que votaram contra o projeto foram Professor Elinho (PV), Celso Andreon (PSD), Sérgio Camilo (PRTB) e Ilma Chrizostomo (PSDB). O vereador André Lopes (PT) não compareceu à sessão.

'Sanciona, veta ou faz vista grossa'

Para o secretário geral da Famoc, Fábio Giori, o prefeito Juninho tem três alternativas diante da aprovação do projeto de lei: "Sanciona, veta ou faz vista grossa". Para ele, "é um projeto que levanta suspeitas por ter tido licitação suspensa. Foi proposto e aprovado pelo legislativo, mesmo sendo atribuição do executivo. A situação se resolve de maneira simples: é só Juninho vetar. Caso derrubem o veto, ele deve recorrer aos órgãos competentes, como o Ministério Público", defende. 

Fábio acredita que a Procuradoria irá recomendar o veto, mas mesmo assim pode ser que ele sancione ou "faça vista grossa", ou seja, não se pronunciar, perdendo o prazo, o que acarretaria na promulgação pelo legislativo. "O projeto invade a competência dele, que não pode se omitir. Tem que se posicionar. Se fizer vista grossa, é conivente", destaca Fábio. 

Ele recorda que o conselho foi criado em 2003, na gestão do então prefeito Aloízio Santos, mas não foi implementado de fato. Em 2005, na gestão do prefeito Helder Salomão (PT,) houve tentativa de ativar o Conselho, sem sucesso. "O Conselho deve funcionar. Para se ter noção, 0,5% da taxa de iluminação pública é destinada para ele, coisa que a maioria dos conselhos não têm. Iluminação pública é algo muito importante. Impacta, inclusive, na segurança pública", salienta o secretário geral da Famoc. 

Fábio diz que a Federação irá entrar com uma representação no Ministério Público do Espírito Santo (MPES) caso não haja o veto. "Também vamos procurar o vereador Professor Elinho. Queremos que ele comunique o Tribunal de Contas sobre a decisão da Câmara", explica.

Além do veto, a Famoc reivindica a convocação do conselho, o que é uma reivindicação antiga da Federação. "Estão querendo restringir a fiscalização e participação popular sobre a deliberação da destinação da verba", destaca o tesoureiro da Federação, Leonardo Amaral.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

Dauri Correia da Silva em Quarta, 02 Setembro 2020 18:24

A iluminação pública é uma política, ou deveria ser, extensiva ao território(rural e urbano) para vários fins. Por isso, sua organização está submetida as decisões do Conselho Municipal de Iluminação Pública.

A iluminação pública é uma política, ou deveria ser, extensiva ao território(rural e urbano) para vários fins. Por isso, sua organização está submetida as decisões do Conselho Municipal de Iluminação Pública.
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/