sábado, dezembro 14, 2024
23.3 C
Vitória
sábado, dezembro 14, 2024
sábado, dezembro 14, 2024

Leia Também:

Grupo de Casagrande pode se fortalecer se Gilson Daniel conquistar presidência da Amunes

Nesta segunda-feira (6) os prefeitos interessados na eleição da Associação dos Municípios do Espírito Santos (Amunes) vão se inscrever para disputa pela presidência da entidade, que acontece no dia 28 próximo. Para os meios políticos, o pleito é uma espécie de exercício para simular as forças políticas para a eleição estadual de 2018.

O favorito na disputa, até aqui, é o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), que espera ter o apoio da maioria dos prefeitos do Estado. Daniel é ligado ao grupo do ex-governador Renato Casagrande (PSB). Outro nome que vem sendo apontado pela classe política é o do prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), ligado ao grupo do governador Paulo Hartung (PMDB).

Outros nomes cotados para a disputa são o do prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), e do prefeito de Baixo Guandú, Neto Barros (PCdoB). Mas a briga estaria concentrada em Gilson Daniel e Zanon. O prefeito de Linhares prefere não confirmar sua entrada na disputa, aguardando a definição palaciana para evitar desgastes.

Enquanto isso, Daniel está em franca campanha, conversando com prefeitos e outras lideranças políticas para viabilizar sua eleição à frente da entidade. Se eleito, terá condição de articular os prefeitos politicamente, o que fortaleceria o grupo de Casagrande.

O que facilita a vida de Daniel é o fato de os prefeitos, sobretudo do interior, não estarem nada satisfeitos com o Palácio Anchieta, desde a eleição do ano passado. O discurso de austeridade tem criado dificuldade na busca de ajuda do Estado aos municípios.

Mais Lidas