
O presidente do PSDB capixaba, deputado César Colnago, tratou de desfazer de vez a especulação que havia em torno da esperada conversa entre ele, o senador Aécio Neves e o pré-candidato ao governo do Estado Guerino Balestrassi.
Após a reunião de meia-hora nesta quarta-feira (7) com o presidenciável Aécio Neves, em Brasília, Colnago garantiu que nada mudou, ou seja, ele assegurou que Balestrassi segue como pré-candidato ao governo. O deputado afirmou que Aécio também aposta na candidatura própria do PSDB no Espírito Santo.
Além de ratificar a candidatura de Balestrassi, o deputado, que fora incumbido de conversar com Renato Casagrande (PSB) pelo próprio Aécio, transmitiu ao presidenciável tucano o teor do encontro com o governador.
Embora a classe política veja como certa uma aproximação entre PSB e PSDB, depois de Casagrande ter encerrado o diálogo com PT e PMDB e assumido a candidatura do presidenciável socialista Eduardo Campos, Colnago fez questão de tratar a conversa com o PSB de Casagrande como mais uma.
Ele admitiu que há algumas semanas o PSDB estava num completo isolamento, mas que o cenário mudou e com ele as possibilidades do partido. “Estamos conversando com todos os partidos. O momento é de muita conversa. Até as convenções, vamos seguir dialogando. A ordem agora é conversar para buscar as melhores composições nas proporcionais. A única certeza que temos é de que não conversaremos com o PT, cravou.
Questionado se essas conversas poderiam levar o PSDB a rever a candidatura de Balestrassi, Colnago se recusou a analisar a hipótese. Disse que o partido não pode entrar numa disputa com uma visão pessimista do seu candidato. Ele admitiu que hoje Balestrassi aparece no rodapé das pesquisas, mas disse que o candidato tucano tem tudo para crescer.
Para mostrar que seu otimismo não é utopia, o deputado rememorou o desempenho do ex-governador Albuíno Azeredo nas eleições de 1989, que saiu de 1% e acabou vencendo a disputa.
Embora Colnago insista que a candidatura de Balestrassi é irreversível, não será surpresa se acordos obrigarem o PSDB a sacrificar a candidatura própria para se juntar ao palanque do PSB de Casagrande. De qualquer maneira, isso não é para já. Neste momento, ratificar Balestrassi como candidato talvez seja a “saída honrosa” encontrada pelo partido para o ex-prefeito de Colatina.
Bastidores
Embora o deputado César Colnago tenha passado que o encontro foi ungido por clima de tranquilidade, a expectativa em torno dessa conversa mobilizou muita gente. Nesta quarta-feira (7), o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e o prefeito de Vila Velha Rodney Miranda também estavam “ciscando” em Brasília.
Rodney teria ido a uma reunião do DEM para definir a estratégia política do partido no Espírito Santo; já Hartung, não se sabe. Especula-se que ele estaria de plantão esperando uma oportunidade para conversar com Aécio. Quem esteve acompanhando a agenda do presidenciável garante que o peemedebista não logrou êxito na empreitada.