terça-feira, julho 8, 2025
19.9 C
Vitória
terça-feira, julho 8, 2025
terça-feira, julho 8, 2025

Leia Também:

​Hudson Leal é reeleito corregedor da Assembleia Legislativa

Eleição em chapa única, com Marcelo Santos (Podemos) na vice, obteve 27 votos nesta terça-feira

O deputado Hudson Leal (Republicanos) foi reeleito para a Corregedoria da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (9), por 27 votos, em chapa única, que tem o também deputado Marcelo Santos (Podemos) como vice. O mandatos vão de fevereiro deste ano até janeiro de 2023.

Leal agradeceu a confiança dos colegas e informou que a ideia é realizar as reuniões quinzenalmente, às terças-feiras. Além dos parlamentares, também irão fazer parte da Corregedoria, como membros titulares, os deputados Alexandre Xambinho (PL), Marcos Garcia (PV) e Torino Marques (PSL); e como membros suplentes Carlos Von (Avante), Luciano Machado (PV) e Marcos Madureira (Patri).

É a terceira vez que ele ocupa a função. Em 2015, o deputado recebeu 16 votos contra 12 do então deputado Sandro Locutor, em votação marcada pela polêmica em decorrência do registro de outra chapa liderada pelo hoje conselheiro do Tribunal de Contas, Rodrigo Coelho, na época deputado estadual.

A Corregedoria é o órgão da Assembleia encarregado de fiscalizar a postura dos parlamentares, tendo como referência a Resolução 1.775/1995, que instituiu o Código de Ética e Decoro Parlamentar. Essa resolução estabelece os atos vedados aos parlamentares e as medidas disciplinares que podem ser aplicadas em caso de transgressões.

O órgão é composto pelos cargos de corregedor, vice-corregedor, três membros efetivos e três suplentes. Os membros da Mesa Diretora não podem integrar a Corregedoria. A eleição, para um mandato de dois anos, ocorre sempre no início da primeira e terceira sessões legislativas.

Mais Lidas