Dólar Comercial: R$ 5,31 • Euro: R$ 6,29
Sábado, 28 Novembro 2020

​Impugnada pela Justiça Eleitoral a candidatura de oposição à prefeita de Montanha

casagrande_andresampaio_montanha_redessociais Redes sociais

A prefeita de Montanha, Iracy Baltar (Republicanos), teve facilitada a corrida à reeleição, com o indeferimento da candidatura do seu principal adversário, o ex-gerente do Instituto Federal de Educação (Ifes) em Nova Venécia, André Sampaio (PSB). Nesta quinta-feira (22), o juiz Helton Neves Farias, da 38ª Zona Eleitoral, impugnou a chapa da coligação "Unidos por Montanha", que sinalizava vantagens sobre a candidatura de Iracy. 

O pedido de impugnação foi feito pela coligação "Sim, nós podemos", da prefeita, que denunciou irregularidades na prestação de contas do candidato apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), quando ele ocupava a gerência de Administração Geral do Instituto Federal de Educação (Ifes), o que pode caracterizar "ato doloso de improbidade administrativa".

"Assim considerado, entendo que as condições de elegibilidade não foram todas preenchidas, em relação ao candidato ao cargo de prefeito, pelo que indefiro o pedido de registro de candidatura de André dos Santos Sampaio", escreveu o juiz na sentença, anexando cópia da análise e decisão do TCU relativas às contas do Ifes e ações promovidas pelo Ministério Público.

André Sampaio sinalizava como o adversário mais forte contra a prefeita, segundo levantamentos realizados na região. Iracy Baltar segue na corrida, agora com vantagem. Sua campanha tomou forma na convenção conjunta do Republicanos com os partidos aliados MDB, PSDB e PMN, em setembro, quando seu nome foi homologado.

No mesmo mês, ela foi notificada pelo Ministério Público (MPES) pelo uso de setores da prefeitura na campanha política, entre eles plataformas digitais para o envio de mensagens de cunho eleitoreiro.

O palanque de André tem, além do PSB, o Podemos, PT e DEM. Já o de Iracy o Republicanos, PSDB, PMN, MDB e PCdoB. A disputa conta ainda com Toninho Dentista, em chapa puro-sangue do PRTB. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

Anonimo em Quarta, 28 Outubro 2020 07:13

É complicado, sempre buscam o passado para ferrar com um Candidato, eu tenho pena do brasil com vcs povos que se dizem Justiça.

É complicado, sempre buscam o passado para ferrar com um Candidato, eu tenho pena do brasil com vcs povos que se dizem Justiça.
Visitante
Sábado, 28 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/

No Internet Connection