quinta-feira, dezembro 5, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 5, 2024
quinta-feira, dezembro 5, 2024

Leia Também:

Indefinição endurece disputa dos três principais candidatos ao Senado

A indefinição da eleição à única vaga em disputa no Senado tem acirrado o embate entre os três principais candidatos ao cargo. As trocas de farpas entre Rose de Freitas (PMDB), João Coser (PT) e Neucimar Fraga (PV) se intensificaram nesta reta final da disputa, causando uma batalha judicial nos últimos dias. 
 
Primeiro foi Coser que ingressou na Justiça contra a propaganda de Rose. A Justiça Eleitoral determinou a retirada de um trecho do material, mas o direito de resposta ainda será analisado. Depois foi a vez de  Rose de Freitas conseguir um minuto de direito de resposta no horário destinado a Neucimar, no rádio. 
 
Com um peso político parecido entre os candidatos, a disputa entre eles é bem apertada. A conjuntura da disputa também é diferente. O senado é o último voto do eleitor, é o último programa que passa na TV, fica sempre na sequencia do candidato ao governo.
 
Além disso, o eleitor pouco sabe sobre as funções do senador, já que os parlamentares ficam muito distantes do eleitor comum. Fica, assim, difícil chamar o eleitor para o debate eleitoral ao Senado. Com a proximidade da eleição, o eleitor começa a se dar conta de que deve votar e começa a procurar informação sobre os candidatos. 
 
Por isso, a disputa se torna cada vez mais indefinida e tudo pode acontecer nestas duas semanas que antecedem o pleito e as estratégias devem ser cuidadosas neste momento para evitar debandada dos votos. Como a deputada cresceu em relação a seus adversários, deve se tornar um alvo dos demais. 
 
As lideranças dos municípios estão preocupadas que Rose fora de Brasília não haja um nome que consiga trazer para o interior os recursos que ela consegue. Já Neucimar e Coser já tiveram passagem pela Câmara dos Deputados, mas focam suas campanhas em seus desempenhos à frente das prefeituras de Vila Velha e Vitória. 

Mais Lidas