Em licença médica por causa de uma cirurgia no olho direito, a deputada Iriny Lopes (PT) não pensa em abrir mão da coordenação da bancada federal capixaba, como se especulou nos últimos dias no Estado. No próximo dia 12, a bancada se reúne e Iriny assumirá o comando do grupo até final do ano.
A confirmação da deputada acaba com uma série de comentários, que correram nos meios políticos no fim de semana, que diziam que a parlamentar abriria mão da coordenação da bancada por problemas de saúde. Havia especulações de que o senador Ricardo Ferraço (PMDB) estaria já articulando seu nome para coordenador do grupo e que o comando seria discutido na reunião do próximo dia 12.
Mas a assessoria da deputada nega que Iriny tenha pensado em abandonar a coordenação. A licença médica da deputada terminará neste fim desta semana e ela estará apta a retornar às atividades políticas. No início de 2013, a bancada acatou um consenso na disputa pela coordenação, dividindo os dois anos restantes desta legislatura entre a petista e o deputada Paulo Foletto (PSB).
Foletto coordenou a bancada no ano passado e, pelo combinado, Iriny assume no ano eleitoral. Para os meios políticos, as especulações de que a petista não assumiria o cargo faz parte de uma movimentação para diminuir o capital político da parlamentar.
Recentemente, nas redes sociais, a deputada veio a público para reafirmar sua candidatura à reeleição este ano. “Apesar de muitos quererem resolver por mim. Afirmo que continuo na luta e firme para me manter em Brasília em 2014”, disse a deputada no início deste ano.