Quinta, 25 Abril 2024

João Coser destaca ações no campo social em sabatina com pastores evangélicos

coser_sergio_cardoso_3 Sérgio Cardoso

As ações sociais como canal de transformações nas comunidades foram destacadas pelo candidato a prefeito de Vitória, João Coser (PT), na sabatina com pastores do Fórum Evangelho e Justiça, denominada "Diálogo", realizada por videoconferência na noite dessa quarta-feira (25). Foram debatidos temas como violência contra a mulher, segurança pública, combate à pandemia do coronavírus, eficiência da máquina administrativa e educação.

"Nós também convidamos o [Lorenzo] Pazolini [Republicanos]. Ele tinha confirmado, mas depois desmarcou. Sua assessoria explicou que realmente a agenda está lotada, correndo o risco de haver atrasos. Por isso, achou melhor declinar o convite", informou o pastor Kenner Terra, organizador do "Diálogo".

Ele acrescentou que "o Fórum entende que os candidatos precisam ser questionados a respeito da sua proposta para cidade. Queremos dialogar e averiguar se os candidatos estão preocupados com políticas sociais, fortalecimento dos direitos humanos, enfrentamento às violências, participação popular, promoção e acesso à cultura, qualidade da educação na cidade e com sistema público de saúde".

Para Kenner Terra, "os pastores e pastoras do Fórum creem que a separação entre Igreja e Estado é fundamental, e não nos interessa que os candidatos se sintam na obrigação de demonstrar qualquer orientação política que viole esse fundamental pilar democrático a fim de beneficiar ou defender pautas morais restritas à compreensão religiosa das nossas comunidades evangélicas".

Com cerca de 30 participantes na sala e 150 acompanhando, "Diálogo" foi transmitido a partir das 21h30 na página do Fórum no Facebook. João Coser apresentou tópicos do seu programa de governo, ressaltando o viés social, "com investimentos para os mais necessitados", enfatizando problemas gerados pela crise na economia, que "está muito ruim" e ações necessárias no pós-pandemia do coronavírus.

A primeira pergunta veio da pastora Ana Elisa, da Primeira Igreja Batista de Goiabeiras. Apresentando dados sobre a violência contra a mulher, ela quis saber quais as propostas do candidato para estabelecer uma política de proteção. "Nos ajude a formular políticas públicas", pediu João Coser, que comentou sobre programas de proteção à mulher e lamentou que a cidade continue a apresentar números elevados nessa área.

O candidato respondeu a perguntas sobre eficiência e modernização da máquina pública, formulada pelo pastor Usiel Carneiro, da Igreja Batista da Praia do Canto, e do pastor Abdruschin Rocha, da Igreja Metodista Wesleyana da Praia de Itaparica, Vila Velha, que questionou sobre estratégias para melhorar o combate à Covid- 19, especialmente com relação aos testes para detectar a doença.

Para João Coser, é necessário um monitoramento maior e a prefeitura terá que fazer investimento para ampliar a testagem. "Temos que apostar na ciência", destacou, enfatizando a importância da vacina e criticou o comportamento de pessoas que não usam a máscaras de proteção.

Na pergunta sobre segurança pública, formulada pelo pastor Christian Tatagiba, do Grupo de trabalho do Sistema Prisional, o candidato citou a importância do trabalho complementar da guarda municipal, cujo efetivo deve ser aumentado, e destacou que a segurança pública é um desafio, necessitando de ser debatido com as comunidades, com todos. "Não é um problema fácil de ser resolvido", disse, e apontou para as políticas sociais como fator redutor dos índices de violência.

João Coser citou escola em tempo integral, atividades esportivas e culturais, que embora sejam da área da educação, abordada por Sumika Freitas, da Igreja Batista de Maruípe, representam canais agregadores da família e do desenvolvimento pessoal e, em consequência, reforçam os programas na área de segurança pública.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

Ricardo em Quinta, 26 Novembro 2020 10:46

Pazolini é 10. Vitória merece alguém com conduta ilibada!

Pazolini é 10. Vitória merece alguém com conduta ilibada!
Pedro Siqueira em Sábado, 28 Novembro 2020 23:32

Haahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Haahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/