Primeiro suplente da coligação PT/PDT na eleição de 2014, Luiz Durão (PDT) foi empossado nesta terça-feira (14) como deputado estadual, em substituição a Rodrigo Coelho que, nessa segunda-feira (13), assumiu a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A cerimônia foi realizada durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa.
“Estou pronto para retornar a esta Casa para exercer o meu mandato de forma plena e definitiva. Além de deputado estadual, carrego a experiência de ter sido deputado federal”, declarou.
Durão falou de suas primeiras ações neste novo mandato, além de acompanhar seus projetos anteriores. “A minha primeira ação é no sentido de propor a bolsa adoção para que as crianças em situação de risco tenham um lar de apoio”, apontou.
Outro projeto é no sentido de trazer melhorias para a Polícia Militar (PM). “Vou me empenhar para que o efetivo policial aumente e tenha melhores condições de trabalho”. O parlamentar revelou que vai lutar para que o Espírito Santo adote o modelo de Escola Militar existente em Minas Gerais.
Luiz Durão, de 70 anos, é formado em Direito e tem atuação na agricultura e pecuária. Entrou para a política na década de 70, como vice-prefeito de Linhares. Foi prefeito da cidade de 1979 a 1982 e de 1989 a 1992. Também foi deputado federal em duas legislaturas (1995-1999 e 2001-2003). Retornou à política em 2010, como deputado estadual.
Nas eleições de 2014, apesar de não conseguir o segundo mandato consecutivo, os quase 21 mil votos o colocaram como primeiro suplente da legenda partidária. O pecuarista tomou posse na Assembleia Legislativa em fevereiro de 2016, no lugar de Rodrigo Coelho, que assumiu uma pasta no governo estadual. Durão ficou até o início de dezembro daquele ano, quando o titular da vaga retornou ao Parlamento.
Sobre seu retorno, Durão destacou que esses últimos meses da atual legislatura serão destinados a retomar projetos pendentes, que foram deixados de lado com sua saída da Assembleia Legislativa, em 2017.