Domingo, 14 Julho 2024

MDB debate em Cariacica estratégias para as eleições municipais

prefeitoeuclerio_redes Redes Sociais

Tendo como anfitrião o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, pré-candidato à reeleição, o MDB estadual realiza encontro neste sábado (15), das 8h30 às 12h30, na Matrix Hall, sob o comando do vice-governador, Ricardo Ferraço, e com a participação de lideranças do grupo de novos filiados, entre elas o ex-prefeito de São Mateus Amadeu Boroto, destaque em vídeo convite aos eleitores do município e pré-candidato a prefeito, apesar de estar na condição de inelegível até 2027. 

Na pauta, as estratégias para as eleições municipais de 6 de outubro, como parte das articulações do  governador Renato Casagrande (PSB) e o vice, que se movimentam para eleger o maior número de prefeitos, visando às eleições de 2026. Desde outubro do ano passado, quando assumiu o comando do partido, Ricardo vem realizado novas filiações, isolando remanescentes do grupo do ex-presidente regional da legenda, Lelo Coimbra, ligado ao governador Paulo Hartung (sem partido).

Uma das questões é a pré-candidatura do ex-prefeito Amadeu Boroto, tornado inelegível por decisão da Justiça Eleitoral em processo por improbidade administrativa. Seu palanque é tido como certo no mercado, com o apoio do governo, que rejeitou o nome do ex-deputado José Eustáquio de Freitas (PSB), atual presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER), e, em consequência, reforçou as pretensões de Boroto, levado à direção municipal do MDB pelo vice-governador.

"A rigor, nada foi alterado em relação à gestão de Rose de Freitas [ex-senadora que antecedeu Ricardo no comando do partido], inclusive, irregularidades cometidas por Rose, no que se refere ao descumprimento do estatuto, foram simplesmente ignoradas/mantidas", comenta antigo membro do partido, enfatizando: "Ricardo Ferraço conserva pretensões políticas ao governo do Estado, de modo que o resultado das eleições municipais será o divisor de águas".

No encontro deste sábado, serão apresentadas capacitações sobre legislação eleitoral, comunicação e o papel das redes sociais, e projetos sobre como enfrentar os problemas climáticos que recentemente atingiram vários municípios. Participam integrantes da Executiva Estadual, filiados de todos 78 diretórios municipais e seus dirigentes, prefeitos e vereadores com mandato e pré-candidatos.

Atualmente, o MDB conta com 12 prefeitos filiados no Estado, nos seguintes municípios: Alto Rio Novo (Luis Americo Borel), Baixo Guandu (Lastênio Cardoso), Cariacica (Euclério Sampaio), Colatina (Guerino Balestrassi), Ibatiba (Luciano Pingo), Irupi (Edimilson Meireles de Oliveira), Laranja da Terra (Josafa Storch), Mantenópolis (Hermínio Benjamin Hespanhol), Mucurici (Atanael Passos Wagmacker), Rio Bananal (Edmilson Santo Elisario), São Domingos do Norte (Ana Izabel M. de Oliveira) e Vargem Alta (Elieser Rabelo).

O partido tem ainda sete vice-prefeitos, nos municípios de Alto Rio Novo (Manuel Maforte Hote), Ibatiba (Creziane Moreno Coelho Neves), Irupi (Paulino Lourenço da Silva), Iúna (Claudio Deps Almeida), Laranja da Terra (Florisvaldo Kester), Santa Maria de Jetibá (Florentino Lauvares) e Viana (Fabio Luiz Dias), além de  75 vereadores.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 15 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/