Sexta, 19 Abril 2024

MDB capixaba cai ainda mais com desfiliação de antigas lideranças

luziatoledo_tatibeling_ales Tati Beling/Ales

As desfiliações mais traumáticas ocorridas no final de prazo de definições partidárias, nesta sexta-feira (1º), ocorreram no MDB, que perdeu quadros importantes, a começar pelo agora ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon, que foi para o PSD para se candidatar ao governo do Estado, depois de 30 anos no partido, mesma situação da ex-senadora e ex-deputada estadual Luzia Toledo, que se filiou ao Republicanos para tentar retornar à Assembleia Legislativa.

Os dois saem meio ao clima de insatisfação na legenda, creditado à presidente da comissão provisória estadual, senadora Rose de Freitas, candidata à reeleição, que se aliou ao governador Renato Casagrande (PSB) e encontra dificuldade para formar chapas de deputado federal e estadual.

Esse quadro inclui ainda o deputado estadual Dr. Hércules, que até a tarde desta sexta ainda articulava uma legenda para garantir vaga em uma chapa que garanta sua reeleição. O ex-deputado federal Lelo Coimbra, substituído por Rose na Presidência do partido em 2021, chegou a ter sua saída considerada certa, para disputar novamente a Câmara Federal, mas desistiu.

"Ao deixar o MDB, lamento enormemente a vinculação do partido à tentativa de reeleição do atual governador, uma opção clara pelos mesmos velhos caminhos, com os quais não posso compactuar. Por este motivo, saio do MDB para me juntar a um novo grupo de pessoas que querem um Espírito Santo moderno, com uma gestão eficiente e que valoriza quem quer inovar e crescer", escreveu Zanon em sua carta de despedida.

O ex-prefeito, articulado com o bloco político do governador Paulo Hartung (sem partido), teve a pré-candidatura ao governo barrada por Rose, em reunião realizada em fevereiro, juntamente com outras lideranças, devido ao movimento de levar o partido para uma aliança com Casagrande, visando garantir a reeleição. O quadro ainda permanece instável, sem o esperado apoio do governo, que será definido até o final do mês.

Da mesma forma, Luzia Toledo afirmou que deixa o MDB porque a situação se tornou insustentável. Como já era esperado, ela reforça, no Republicanos, o grupo do candidato ao governo, deputado Erick Musso.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/