A decisão do diretório da Rede Sustentabilidade no Estado de lançar uma candidatura ao Senado sem discussão com seus militantes foi alvo de um recurso à Comissão Executiva Nacional do partido. A Executiva atendeu o argumento dos membros do partido de que o nome de Luiz Cláudio Ribeiro deve ser abonado em convenção.
Este é o segundo recurso que a Rede capixaba enviou à Nacional. O primeiro foi solicitando a recomposição do Diretório para atender o mínimo legal de 30% de mulheres no grupo. Neste sentido, a Comissão Executiva Nacional determinou a convocação da reunião para a recomposição do diretório para o próximo dia 18 e a convenção regional da Rede para o próximo dia 19.
No documento envidado à Nacional, os integrantes do grupo chamado independente dentro da Rede afirmam que a reunião do diretório que escolheu Luiz Cláudio Ribeiro como o candidato ao Senado foi tensa, com posições contrárias aos encaminhamentos, seja em intervenções, votos ou declaração de voto.
No recurso, os membros da Rede afirmam que não houve votação, nem aclamação. E embora alguns integrantes do grupo independente terem afirmando que Luiz Cláudio poderia ser poderia ser o candidato ao Senado, não houve autorização para discussão de alianças, porque precisava haver uma discussão programática, que não houve”.
No documento, os membros do grupo se disseram perplexos e indignados por terem sido informados, pela imprensa, do encontro realizado por Luiz Cláudio e Gustavo De Biase com o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), para discutir alianças em torno da candidatura ao Senado.
“Continuamos insistindo: qualquer definição de tática político-eleitoral, discussão programática ou definição de candidaturas têm que passar necessariamente pela Convenção Eleitoral Estadual, convocada especificamente para esse fim. Fora disso é autoritarismo, farsa e manipulação”, diz o documento.