Os partidos PSB, PPS, PV, Rede e PSDC lançam nesta quinta-feira (18) na Câmara de Vila Velha, às 19 horas, um manifesto suprapartidário visando ao processo eleitoral deste ano. Intitulado “Juntos por uma Nova Vila Velha”, o grupo quer um palanque independente na disputa à prefeitura da cidade. O ex-governador Renato Casagrande (PSB) é esperado para o evento.
O grupo quer escolher um candidato novo, com visibilidade nos movimentos sindicais e sociais de Vila Velha. Mas este é apenas o início do debate, ainda não há articulação em torno de um nome de consenso, que deverá ser definido mais próximo do início do período eleitoral.
As lideranças dos partidos já vinham se reunindo há algum tempo para discutir o cenário canela-verde, mas esta será a primeira vez que vão externar as articulações que aconteciam internamente.
Algumas lideranças, porém, já estariam sendo avaliadas em relação à capacidade de representatividade com os movimentos e a disposição em capitanear um projeto que traga uma nova proposta política para cidade, escapando do quadro atual.
Se não há consenso em relação a um nome, existe a definição de que o grupo não pretende apoiar nenhum dos nomes que estão sendo colocados para a disputa até o momento.
O atual prefeito Rodney Miranda (DEM) deve disputar e deve ter como adversários o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD). O grupo do ex-prefeito Max Filho (PSDB) e o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) podem se unir em um outro palanque.
Como são figuras conhecidas do cenário local, o grupo suprapartidário pretende apresentar uma proposta diferente para a eleição, se apresentando como alternativa para os eleitores.

