sábado, junho 14, 2025
17.9 C
Vitória
sábado, junho 14, 2025
sábado, junho 14, 2025

Leia Também:

Mudança na Câmara de Linhares em semana decisiva para o município

Em meio a uma movimentação intensa na Câmara de Vereadores de Linhares, uma dança das cadeiras no plenário chamou a atenção da classe política. Nessa terça-feira (10), a ex-secretária de Educação Regina Pedroni (PDT), assumiu a suplência de Estéfano Silote (PDT), que deixou a Câmara para assumir a Secretaria Municipal de Esportes.
 
A troca de vereadores acontece em uma semana decisiva para a política local, já que estão em análise as contas do exercício de 2011 do ex-prefeito Guerino Zanon (PMDB). 
 
O relator da matéria, vereador Juninho do Aviso (PP), já apresentou seu parecer pela rejeição das contas. Para que Guerino Zanon tenha as contas rejeitadas, o parecer precisa ser acompanhado pela maioria absoluta dos vereadores. 
 
Se isso acontecer, Zanon pode ficar de fora da disputa pela Prefeitura de Linhares em 2016, já que uma decisão colegiada o enquadra na Lei da Ficha Limpa. Para o prefeito Nozinho Correa (PDT), a saída de Zanon garantiria uma reeleição mais tranquila, já que o peemedebista é tido como favorito na disputa. 
 
Na última quarta-feira (4), foi escolhido o vereador João Freiris Júnior (PP) como relator especial do parecer. No dia seguinte, ele devolveu o documento à Câmara pela rejeição das contas. A Câmara tem 13 vereadores, a maioria apoia o atual prefeito Nozinho Correia (PDT). Zanon teria o apoio de apenas quatro legisladores.
 
As mudanças também acontecem na Mesa Diretora da Casa. Isso porque, a mudança na Câmara vai levar a uma nova votação para a escolha do primeiro secretário da Mesa Diretora, cargo que Silote ocupava. 
 
Esta é a segunda troca de secretários na Prefeitura de Linhares em menos de uma semana. Na última quarta-feira (5), Washington Monteiro deixou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares. Em seu lugar assumiu Edval Sant’ana.

Mais Lidas