Sábado, 18 Mai 2024

Mudanças no secretariado podem indicar articulações do governador

Mudanças no secretariado podem indicar articulações do governador
No próximo 4 de abril encerra-se o prazo de desincompatibilização dos cargos no Executivo para quem pretende disputar a eleição de outubro. Embora o governador Renato Casagrande tente adiar as definições sobre a disputa no final de maio, as mudanças no secretariado podem indicar os caminhos que ele vai tomar no processo eleitoral. 
 
Caso Casagrande substitua os secretários-candidatos por nomes técnicos pode dificultar a leitura dos meios políticos. Mas se substituir por nomes indicados por partidos, vai desenhar os caminhos eleitorais que vai trilhar na disputa.
 
Inicialmente, quatro secretários vão deixar o cargo. Todos são indicações de partidos. Helder Salomão, que ocupa a Secretaria de Estado de Ação Social e Direitos Humanos (SEADH), vai disputar a eleição para deputado federal pelo PT. Outro petista no secretaria que vai disputar a eleição, só que para a Assembleia Legislativa é o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Alexandre Passos. 
 
Vandinho Leite, da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e que vai retornar à Assembleia em abril para disputar uma vaga de deputado federal, hoje está no PSB, mas foi puxado da Assembleia para o secretariado como uma cota do PR. O partido não está mais alinhado com Casagrande e pode abrir espaço para outros aliados. 
 
Na Ciência e Tecnologia, vaga do próprio PSB de Casagrande, a saída de Jadir Péla é outro espaço que pode ser negociado com as forças políticas que orbitam o Palácio Anchieta. 
 
Uma secretaria que sempre foi cobiçada pelas forças políticas aliadas é a pasta da Agricultura, mas o secretário Ênio Bérgoli (PV), cotado para disputar a Câmara dos Deputados, ainda não teria se definido sobre entrar ou não no pleito.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/