Segunda, 29 Abril 2024

Muribeca se filia ao Republicanos e dá partida à candidatura na Serra

pablomuribeca_lucasscosta_ales Lucas S.Costa/Ales

O deputado estadual Pablo Muribeca dá a partida em sua pré-candidatura à Prefeitura da Serra no próximo dia 23, às 19 horas, no Centro Comunitário de Laranjeiras, quando marcará a filiação ao Republicanos. O ato é resultado de movimentação iniciada em agosto deste ano, na posse das diretorias da legenda no município, que já apontava para sua saída do Patriota.

Na ocasião, Muribeca se apresentou como o nome do grupo liderado pelo ex-deputado estadual Erick Musso, presidente estadual do partido, na sucessão do prefeito Sergio Vidigal (PDT). Esse movimento é parte das articulações de blocos de direita que atuam separadamente e receberam novo estímulo com a passagem pelo Espírito Santo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na última sexta-feira (11).

Apesar de inelegível e ameaçado de prisão, o ex-presidente ainda encontra apoiadores do seu discurso, atualmente sem muita repercussão junto ao eleitorado, como mostram pesquisas de opinião em nível nacional.

Além da Serra, também em Viana, outro seguidor do ex-presidente resolveu dar as caras, visado concorrer contra a reeleição do prefeito Wanderson Bueno (Podemos), afilhado político do deputado federal e ex-prefeito Gilson Daniel. Trata-se de Lucas Casagrande, presidente do PL no município, que teria apoio do senador Magno Malta. A decisão foi adotada durante a passagem do ex-presidente na cidade, acompanhado de bolsonaristas conhecidos por comportamentos bizarros, como os deputados federais Gilvan da Federal e Evair de Melo.

Ao contrário de Muribeca, que de vereador da Serra se elegeu deputado estadual, em Viana, Lucas Casagrande não conseguiu votação capaz de levá-lo à Câmara nas eleições de 2020. Mas, segundo o mercado, ele aposta na influência de Bolsonaro, que nas eleições presidenciais de 2022 obteve no município 55,15% dos votos, enquanto Lula (PT) 44,85%.

Pablo Muribeca possui, assim, ferramentas à disputa eleitoral e utiliza a tribuna da Assembleia Legislativa em repetidos ataques ao prefeito Sergio Vidigal, como fez novamente nesta terça-feira (14).

Os dois casos, porém, carregam em comum, de acordo com lideranças políticas, barreiras difíceis de serem superadas: a avaliação de Vidigal, na Serra e, de Bueno, em Viana.

Com Muribeca em campo, a ala bolsonarista na Serra poderá ter cinco nomes na disputa: o ex-prefeito Audifax Barcelos, que se filia ao PP no dia 2 de dezembro; o vereador Igor Elson (PL); e o vice-prefeito Thiago Carreiro (União). O deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) iniciou as movimentações como possível candidato, mas a articulação depois esfriou.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/