Quinta, 02 Mai 2024

Nacional deve apurar denúncia de quitação de mensalidades do PT capixaba

A denúncia de que um grupo do PT capixaba teria financiado a quitação com o comitê financeiro do partido para que filiados fiquem aptos a votar no Processo de Eleição Direta (PED), que acontecerá no próximo 10 de novembro, está repercutindo fortemente dentro do partido e coloca o Espírito Santo no centro da discussão. 
 
O número de novos filiados ao partido já vinha causando discussão desde o ano passado, quando houve esforço de lideranças do PT para aumentar suas bases, visando a eleição interna deste ano. No último dia 30 de agosto terminou o prazo para a quitação com o comitê eleitoral. 
 
A denúncia que chegou até a cúpula petista é de que em cidades do Espírito Santo há indícios de irregularidades. Pessoas ligadas à direção da chapa favorita à reeleição teriam pago as mensalidades dos militantes em cidades como Cariacica e Colatina. 
 
Nacionalmente, o grupo que comanda o partido não é o mesmo que comanda o PT capixaba. O grupo do presidente nacional do partido, Rui Falcão (Construindo um Novo Brasil), é minoria no Estado. O grupo majoritário no Estado é o do ex-prefeito de Vitória João Coser, que nacionalmente tem como candidato o ex-líder do governo na Câmara, deputado federal Paulo Teixeira (SP). 
 
A denúncia partiu do candidato da Articulação de Esquerda, Valter Pomar, que destaca o aumento de 322% no número de filiados ao PT em todo o País. Em relação ao Espírito Santo Pomar, Pomar denuncia que em Cariacica e Colatina a média era de 10 eleitores fazendo pagamentos das anuidades, mas nos últimos três dias a média subiu para dois mil por dia, liberando os militantes para votar em 10 de novembro.
 
O grupo de Rui Falcão desmentiu a denúncia dizendo que é normal o aumento na quitação com a comissão eleitoral nos dias que antecedem o fim do prazo. De qualquer forma a denúncia deve dar combustível às chapas no Estado para levarem a polêmica para os debates entre os candidatos. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/