Sexta, 26 Abril 2024

Nésio Fernandes presta contas na sexta-feira e explica combate à Covid-19

nesio_4_lissadepaula_ales Lissa de Paula/Ales
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta segunda-feira (21) a participação de Nésio Fernandes na prestação de contas da pasta à Assembleia Legislativa, na próxima sexta-feira (25), às 9 horas. Vai falar do trabalho à frente da pasta no 1º quadrimestre de 2021, por força da na Lei Complementar 141/2012. Recentemente, o secretário esteve na Comissão de Saúde, explicando as ações de combate à pandemia da Covid-19.

Apesar de não constar da pauta, é esperada uma abordagem, por deputados da oposição, sobre a compra de álcool em gel, realizada sem licitação, à empresa Tatum Solutions, investigada por suposta fraude, que motivou um pedido de convocação do secretário para prestar esclarecimentos. A proposta, dos deputados Theodorico Ferraço (DEM) e Sergio Majeski (PSB), foi rejeitada no último dia 24, por 20 votos a seis.

Além dos autores do requerimento, votaram favoravelmente à convocação Torino Marques (PSL), Carlos Von (Avante), Capitão Assumção (Patri) e Danilo Bahiense (sem partido). Na ocasião, houve comentários de parlamentares, que alertaram ser desnecessária a convocação, considerando a presença do secretário para prestar contas, quando a questão da compra do álcool em gel deverá ser levantada, uma vez que a pandemia ainda atinge a população.

A denúncia sobre a compra de álcool em gel sem licitação foi efetuada em 2020 pela Frente Parlamentar de Fiscalização das Despesas para o Combate ao coronavírus, que encaminhou ao Ministério Público de Contas (MPC) pedido de apuração no processo de aquisição emergencial do produto.

Na época, Theodorico e Sergio Majeski colocaram em dúvida a capacidade técnica da empresa para assumir o contrato formalizado em 1º de abril, no valor total de R$ 6,3 milhões, para fornecimento de 400 mil frascos de 500 ml de álcool em gel 70.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/