Sexta, 26 Abril 2024

Neucimar abre vantagem sobre Max e Rodney

Neucimar abre vantagem sobre Max e Rodney

 

Pesquisa do Instituto Visão, encomendada por Século Diário, mostra que a disputa pela prefeitura de Vila Velha segue indefinida. O atual prefeito Neucimar Fraga (PR) abriu uma boa vantagem sobre os seus dois principais concorrentes e lidera a pesquisa de intenção de voto estimulada com 33,8%. O ex-prefeito Max Filho (PSDB) está com 24,3% e logo atrás, colado no tucano, aparece o deputado estadual Rodney Miranda (DEM) com 23,8%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
 
 
 
A pesquisa mostra um empate técnico entre Max Filho e Rodney Miranda. Se as eleições fossem hoje, Neucimar Fraga iria para o segundo turno mas não estaria definido quem seria o seu adversário. Ainda na estimulada o candidato do PT, João Batista Babá tem 1,1% e Alan Cláudio (Psol) 0,1%. Brancos e nulos somam 5,7% e indecisos 10,9%.
 
 
Na espontânea, Neucimar amplia a vantagem para o segundo colocado, Max Filho. o atual prefeito aparece com 30,8%, contra 18,9% do tucano e 17% de Rodney. Os indecisos, na espontânea, chegam a 25%. Isto indica que é maior a cristalização das intenções de voto para Neucimar Fraga, mas que ainda é significativo o patamar de indecisos, tornando o quadro eleitoral tecnicamente indefinido.
 
 
Quanto à rejeição, a maior na menção estimulada é a de Neucimar Fraga, com 26,1%, seguido de perto por Max Filho, com 24,7%.  Rodney Miranda tem a menor rejeição, 13%. Na menção espontânea, a taxa de rejeição dos três mais bem colocados na pesquisa é semelhante: Neucimar Fraga tem 25,8%, Max Filho 25,2% e Rodney Miranda 8,8%. 
 
A cerca de três semanas das eleições, as rejeições de Neucimar Fraga e de Max Filho estão próximas da cristalização, já a de Rodney pode crescer à medida que ele se torna mais conhecido, mas ainda sim permanecendo bem abaixo das rejeições de Neucimar Fraga e Max Filho. 
 
Segundo turno
 
A pesquisa, também simulou embates para o segundo turno. Em todos eles Neucimar Fraga ganharia. Caso Neucimar e Max cheguem ao confronto direto no segundo turno, o republicano, com 46,4%, levaria a melhor sobre o tucano, com 38%. 
 
Caso o embate no segundo turno seja entre Neucimar e Rodney, o atual prefeito venceria, com 44,6%, o deputado Rodney, que teria 42% dos votos. Mas estaria configurado aqui um quadro de empate técnico. 
 
Se Neucimar ficar de fora e Max Filho e Rodney Miranda disputarem o segundo turno, o ex-prefeito venceria com 45,2% contra 39,3% do candidato do DEM.


 
A Visão Pesquisas/Século Diário também aferiu a percepção dos eleitores quanto à gestão de Neucimar Fraga. A administração do prefeito é avaliada hoje como ótima ou boa por 35,2% dos eleitores, e como regular por 37,1%.
 
 
A pesquisa foi realizada numa amostra de 1000 eleitores, nos dias 11,12 e 13 de setembro, com intervalo de confiança estimado em 95% e a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número ES-00070/2012. 



A responsabilidade técnica da pesquisa é da socióloga Viviane Vervloet M. Chaia. A coordenação geral é do cientista político Antônio Carlos de Medeiros. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/