Segunda, 20 Mai 2024

Paulo Hartung está na lista dos peemedebistas que vão disputar as eleições nos estados

Paulo Hartung está na lista dos peemedebistas que vão disputar as eleições nos estados
Mesmo mantendo silêncio sobre sua candidatura ao governo, desde de que disponibilizou o nome ao partido em meados de abril e com as dificuldades de acomodação do PT em seu palanque, o ex-governador Paulo Hartung está entre os 20 nomes do PMDB cotados para as eleições estaduais este ano. 
 
O nome dele aparece na relação publicada pelo jornal Valor Econômico, nesta quarta-feira (4), sobre o domínio das alianças entre PMDB e PT em todo Brasil. Segundo a reportagem, diante da candidatura própria do PSB  a presidente, com Eduardo Campos, o PMDB tomou lugar dos socialistas entre os parceiros preferenciais do PT. 
 
Mas no Espírito Santo, a situação não é tão simples. As conversas entre PMDB e PT não avançaram, já que Hartung, não assume, como pretendiam os petistas, a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Outra dificuldade é que Hartung não abriria mão da candidatura da deputada Rose de Freitas ao Senado. 
 
O PT recebeu a proposta de ocupar a vaga de vice na chapa do ex-governador, mas a ideia não atrai o PT nacional, que tem como meta para suas estaduais o espaço para a candidatura de Dilma e a eleição de senadores para fortalecer a bancada em um eventual segundo mandato da presidente.
 
O levantamento do Valor aponta ainda a candidatura do governador Renato Casagrande à reeleição entre os 14 candidatos do partido. Em 2010, o PSB elegeu seis governadores. Este ano são 14 nomes na disputa. Embora o PSDB capixaba esteja cada vez mais próximo de fechar o acordo com o palanque do governador Renato Casagrande, o tucano Guerino Balestrassi ainda aparece na lista de pretensões do PSDB. 
 
Outro dado que chama a atenção é o fato de o Espírito Santo não aparecer tão em baixa na lista, apesar de alguns observadores darem pouca importância para o Estado devido ao tamanho do colégio eleitoral. O Espírito Santo aparece em 14º lugar entre os entes federados, com 1,87% dos votos. Daí o interesse das lideranças nacionais em disputarem votos também no Estado. O maior colégio eleitoral do País continua sendo São Paulo com 22,44% dos eleitores, seguido de Minas Gerais, com 10,69% e Rio de Janeiro com 8,51%.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/