Sexta, 17 Setembro 2021

'Pazolini não entende o que é educação pública nem quer entender'

pazolini_reproducao Reprodução

O Grupo Professores Associados pela Democracia de Vitória (Pad-vix) classificou como "irresponsável" a decisão de retorno gradual das aulas presenciais na rede municipal de ensino, anunciada nesta quarta-feira (4), em vídeo divulgado nas redes sociais, pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). "As escolas não estão preparadas. O prefeito tem que entender o que é a escola, como funciona. Pazolini não entende o que é educação pública nem quer entender", desabafa o diretor executivo da Pad-Vix, Aguinaldo Rocha de Souza.

O prefeito afirmou que, na próxima segunda-feira (10), as aulas voltam de forma gradual na Capital, "com respeito aos protocolos sanitários", mas não entrou em detalhes. A decisão, de acordo com Pazolini, foi tomada "com muita responsabilidade, dialogando, interagindo", "ouvindo a ciência, mas também pais e mães", para garantir "o direito indelével à educação de qualidade".

Aguinaldo faz críticas ao fato de Pazolini dizer que tomou sua decisão após um processo de diálogo, pois em nenhum momento o prefeito conversou com professores e diretores de escola. "Desde a campanha ele se nega a conversar com o magistério. São pouco mais de 100 dias de governo e nunca dialogou com professores e diretores. Que diálogo é esse? Com qual parcela da sociedade ele está dialogando?", questiona.

Para ele, o gestor municipal se utiliza do senso comum para defender o retorno às aulas, dizendo que os pais querem a adoção dessa medida. "Sim, as pessoas querem, mas isso não pode ser feito, porque tem gente morrendo. Se não houvesse negação da ciência, estaríamos em uma situação muito melhor", aponta, destacando que não há nenhum tipo de preparo para o retorno presencial, pois há escolas cujo estoque de merenda está vazio, por exemplo. 

O diretor da Pad-Vix afirma que a entidade defende o retorno somente com, pelo menos, 70% da população vacinada, "como preconiza a ciência". A rede municipal de ensino tem 102 escolas, somando mais de 40 mil alunos.

No vídeo no qual Pazolini anuncia as aulas presenciais, também aparecem o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe/ES), Moacir Lellis; o pediatra e coordenador da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Pediatria, Rodrigo Aboudib; e o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos).

O deputado e Pazolini, recentemente, fizeram movimentos nesse sentido não só com empresários da área de Educação, mas também do comércio. Desta vez, Erick destacou que "não podemos perder uma geração nesse período de pandemia" e que o debate sobre o retorno das aulas presenciais deve ser feito também na Assembleia Legislativa.


Já Moacir Lellis defe
ndeu que o retorno das aulas é importante pelo fato de "a criança precisar do relacionamento com outra criança", e enquanto o pediatra Rodrigo Aboudib afirmou que a medida é uma forma de possibilitar que os estudantes "possam viver em plenitude".

A decisão de Pazolini foi anunciada antes mesmo de um posicionamento da gestão de Renato Casagrande (PSB) sobre o tema, prevista para esta semana. Na última sexta-feira (30), o governador afirmou que se reuniria com entidades da sociedade civil, como sindicatos das empresas de ensino e dos profissionais da educação, para dar o que chamou de "um passo a mais" no que diz respeito à educação em municípios considerados de risco alto para Covid-19, como os da Grande Vitória. 

Procurada por Século Diário para detalhar os protocolos contra a Covid-19 no retorno presencial anunciado, a gestão municipal não respondeu até o fechamento desta matéria.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 3

Sergio em Terça, 04 Mai 2021 23:37

Irresponsabilidade e oportunismo!

Irresponsabilidade e oportunismo!
Seu Madruga em Quarta, 05 Mai 2021 00:01

Tenho pena das nossas crianças com esses militantes travestidos de professores.

Tenho pena das nossas crianças com esses militantes travestidos de professores.
Rodrigo em Sexta, 07 Mai 2021 10:12

A única coisa que esse sujeito sabe fazer é marketing e defender interesse de empresários.

A única coisa que esse sujeito sabe fazer é marketing e defender interesse de empresários.
Visitante
Sexta, 17 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/