Sábado, 18 Mai 2024

PCdoB colhe assinaturas para pedir impeachment de Rodney Miranda

PCdoB colhe assinaturas para pedir impeachment de Rodney Miranda
O PCdoB de Vila Velha formalizou denúncia, na tarde desta sexta-feira (17), contra o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM). A denúncia foi protocolada pela direção municipal do partido ao Ministério Público do Estado (MPES) e se refere ao episódio das chuvas do final de 2013. O partido denunciou o prefeito por falsidade ideológica, improbidade administrativa e crime ambiental. 
 
A direção do partido entende que ao viajar para fora do País - Nova York - em um momento de tragédia no município, em função das chuvas, o prefeito cometeu crime de improbidade administrativa. Embora tenha afirmado que fez a transferência do cargo para o vice-prefeito Rafael Favatto (PEN), o PCdoB de Vila Velha entende que isso não aconteceu de fato e por isso denunciou o prefeito também por falsidade ideológica. 
 
Nos desdobramentos do caso, com a enchente que deixou vários bairros do município alagados por mais de uma semana, a prefeitura tomou uma série de medidas para escoar a água, mas essas medidas em alguns momentos careceram de planejamento adequado. O PCdoB de Vila Velha denunciou o prefeito também por crime ambiental.
 
Em uma das ações emergenciais, o prefeito assumiu a responsabilidade pelas intervenções na Reserva Natural Jacarenema, nas proximidades do Rio Jucu (foto). Ele chegou declarar a imprensa que naquele momento não estava pensando na questão ambiental e que se precisasse de licença para as obras, pediria depois.
 
A abertura de calhas dentro da área de proteção ambiental foi feita sem planejamento, à revelia dos órgãos ambientais . Uma intervenção foi feita na foz do rio erroneamente, e em seguida fechada.
 
A obra emergencial revoltou moradores e ambientalistas, que classificaram a intervenção como um desastre ambiental.
 
Além da denúncia ao Ministério Público, o PCdoB também iniciou a coleta de assinaturas para o pedido de abertura de processo de impeachment contra o prefeito. A ideia é protocolar o pedido assim que a Câmara de Vereadores retornar do recesso parlamentar, em fevereiro. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/