Segunda, 20 Mai 2024

Polícia Militar tem profusão de candidatos para as eleições

Polícia Militar tem profusão de candidatos para as eleições
Com um efetivo de 14 mil homens, entre ativa e reserva, o eleitorado da Polícia Militar é um público que sempre chama a atenção no processo eleitoral. Para este ano, os militares esperam atingir um eleitorado de 150 mil votos. Para os meios políticos, a meta é alta, mas os militares podem, com organização e uma boa acomodação partidária, chegar aos 100 mil votos, garantindo espaço institucional para a corporação. 
 
Diferentemente de eleições anteriores, este ano os militares não realizaram prévias e as divergências internas são fortes. Os oficiais já definiram seus candidatos, vão apostar as fichas nas candidaturas do vice-prefeito de Cariacica, capitão Bruno Polez (PRB) para a disputa de deputado federal e do vereador de Santa Leopoldina, o tenente Jovelson Aguillar (PSB), que disputa uma vaga na Assembleia. Ele garante que também tem votos fora do grupo dos oficiais. 
 
Outro grupo forte na corporação é da Associação dos Cabos e Soldados, que ainda não fechou questão sobre seus candidatos, mas há nomes cotados. Para deputado federal, há a expectativa em torno do presidente da Associação, cabo Flávio Gava e do comandante do Batalhão de Missões Especiais (BME), coronel Alexandre Ofranti Ramalho. Eles ainda não confirmam suas participações no pleito, mas também não descaram. 
 
Isso porque os oficiais da ativa têm uma vantagem sobre os demais candidatos: podem se filiar a partidos políticos até 90 dias antes do pleito. Neste sentido, podem observar as definições do cenário e só então colocar seus nomes no pleito, escolhendo as coligações que melhor oferecerem condições de disputa. "Temos uma situação privilegiada. Vamos esperar o cenário se acomodar para depois definirmos o que iremos fazer, se apoiaremos um candidato ou se lançaremos candidatura", disse Gava.
 
Quem também vai disputar a Câmara é o ex-deputado federal Capitão Assumção (PRB), que é hoje suplente da chapa PT, PSB e PMDB.  Assumção, que é de Ecoporanga, deve contar com a boa colocação no bloco “Renova Espírito Santo” para se credenciar. A chapa tenta manter o equilíbrio entre os partidos, para que as chances sejam igualadas entre os nomes que compõem a coligação. 
 
Outro nome na corrida à Câmara que também vai disputar os votos da corporação é o ex-comandante-geral da PM, Ronalt Willian, recém-filiado ao PR. Mesmo estando fechados em torno de alguns nomes, há várias lideranças que pedem votos para seus candidatos dentro da Corporação. O também ex-comandante-geral, coronel Coutinho, também estaria cotado para a disputa de deputado estadual e pode fazer dobradinha com o coronel Willian.
 
Para disputa estadual, o número de candidatos é grande. Ainda na Associação, o membro do conselho deliberativo, cabo Robson Luiz Cezarino está cotado para a disputa. O ex-comandante da PM, coronel Julio Cesar Lugato, também almeja uma vaga na Assembleia.
 
Entre os sargentos, o Estênio do HPM é uma aposta. Ele tem base em Cariacica e São Mateus. Mesmo sendo da ativa e tendo tempo para escolher o posicionamento, já optou pelo Solidariedade. Outro nome cotado é o do tenente Anderson do Corpo de Bombeiros, que além dos votos da corporação espera contar com os votos do meio evangélico. Ele é adventista. 
 
Também contam com o apoio de lideranças na corporação o deputado estadual cabo Josias Da Vitória (PDT) e o vereador de Colatina e suplente de deputado estadual Olmir Castiglioni (PSDB). 
 
Além dos candidatos proporcionais, a Polícia Militar este ano pode ter ainda um candidato majoritário, o coronel da reserva Sérgio Aurich assinou o livro de candidaturas do PSDB. Ele lança seu nome no próximo dia 21 em uma palestra sobre segurança pública na Assembleia Legislativa. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/