Vestindo camisa com os dizeres “Anistia já”, um grupo de policiais militares protestou contra o governo do Estado na manhã desta quarta-feira (23), durante o desfile comemorativo do Dia do Solo Espírito-Santense em Vila Velha, município que comemora 483 anos.
“Anistia” foi o grito que ecoou perante as autoridades presentes ao palanque onde se encontrava, entre outros, o vice-governador César Colnago (PSDB), representando o governador Paulo Hartung, alvo dos manifestantes. O vereador de Viana, Cabo Max (PP/foto à esquerda), candidato a deputado federal, subiu no palanque reservado às autoridades e, no momento em que a PM desfilava, abriu uma camisa com a frase “Anistia Já. Nosso heróis não suportam mais”.
O protesto está relacionado às intimidações e punições aplicadas pelo governo aos militares que participaram da greve da categoria, em fevereiro de 2017. A Associação de Cabos e Soldados (ACS), que representa os militares, afirma que o movimento prosseguirá até a reincorporação dos militares excluídos.
Os policiais responderam à convocação do Fundo de Amparo aos Militares Capixabas (Famcap) e se posicionaram de frente para o palanque onde ficaram as autoridades civis e militares. A manifestação começou silenciosa, porém, com força e representatividade.
Os militares permaneceram e em vários momentos, um deles ou seus parentes levantava a camisa em direção ao palanque. Com punhos cerrados gritavam a palavra de ordem: “Anistia”.
A presença dos militares, amigos e familiares incomodaram e constrangeram ainda mais quando o comandante-geral, Coronel Ramalho, foi anunciado para fazer o seu discurso. Os militares voltaram a gritar a palavra ‘Anistia’ com os punhos cerrados.
Enquanto o comandante-geral discursava, os militares continuaram com a manifestação e, apesar dele aumentar o tom de voz, os manifestantes, que estão respondendo ao Conselho de Disciplina, não se intimidaram e aumentaram o volume do seu brado. Em um determinado momento, civis que esperavam o início dos desfiles também se uniram ao coro dos militares.
“Eu agradeço a presença de todos que vieram e unidos reivindicaram a anistia”, disse a sargento Michele Ferri, presidente da Famcap e que está entre os excluídos da corporação.
Ela afirmou que 22 estados já anistiaram policiais que participaram de greves e, se isso vier a ocorrer no Espírito Santo, beneficiará mais de 700 militares, “A mobilização não acabou, o grupo estará presente em eventos públicos e políticos em todo o Espírito Santo”.
Desfile
As unidades da Polícia Militar desfilaram com mais de 400 integrantes. Primeiro foram as unidades especializadas de operações com cães, missões especiais, trânsito, polícia ambiental, e depois os veículos de policiamento ostensivo e cavalaria. O Corpo de Bombeiros militar também marcou presença no desfile com viaturas e equipamentos.
O grupo de operações táticas e especializadas da Polícia Civil foi outra unidade que integrou o evento. A Guarda Municipal de Vila Velha também desfilou com os seus agentes, viaturas e equipamentos. Por último, um grupo guarda-vidas que atuam no salvamento aquático na orla do município, seguido por um grupo de escoteiros e desbravadores.

