Quarta, 29 Junho 2022

​Policial antifascismo anuncia pré-candidatura ao governo do Estado

capitaosousa_2_arquivopessoal Arquivo Pessoal

Depois de conversas com vários partidos no campo da esquerda no Espírito Santo, Vinícius Sousa, capitão da Polícia Militar e um dos líderes do movimento Policias Antifascismo ES, anunciou finalmente seu destino partidário. É mais um que entra na lista de pré-candidatos a governador, pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), incluído no campo da extrema-esquerda, que tem como pré-candidata à presidência da República Vera Lúcia.

Assim como seu xará e colega de corporação e movimento, Vinícius Querzone, o capitão Sousa responde por processos abertos pela PM por participar de manifestações e expressar sua opinião. "Como cidadão, é um cerceamento de meus direitos à opinião e à manifestação. Como policial militar, é uma perseguição por minhas convicções políticas", declarou ao Século Diário, considerando que seus direitos estão garantidos pela Constituição. "O policial não é um herói, é um trabalhador, e deve ter seus direitos respeitados", disse em outra ocasião.

Facebook

Formado em Direito com pós-graduação em Gestão Pública, Sousa tem 38 anos, é casado e pai de três filhos. Lotado em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, ele estreou na política eleitoral em 2020, filiado à Rede Sustentabilidade, como candidato a vice-prefeito do município, junto à candidatura de Joana Dark (PT), com apoio também do PCdoB. Apesar de ser uma candidatura do campo progressista, aquela não se parece com a nova pré-candidatura lançada por Sousa junto ao PSTU, que aparece com muito mais radicalidade.

"Sabemos que as eleições são um jogo de cartas marcadas entre os partidos da ordem, e que mudanças reais passam pela mobilização e organização da classe trabalhadora e do povo. E aqui está a grande diferença da nossa proposta e o motivo de nos colocarmos na disputa eleitoral: falar a verdade e convocar o povo para se colocar como protagonista da história, e não mero espectador que se deixa manipular. A falsa democracia é fruto de um sistema que existe para explorar o povo!", diz o manifesto em apoio à sua candidatura, assinado pelo PSTU, Polo Socialista Revolucionário e Revolução Brasileira.

O documento denuncia a concentração de poder político e econômico nas mãos de banqueiros e grandes empresários e propõe um governo dos trabalhadores para o Espírito Santo. "Nós, trabalhadores, devemos organizar nossas forças, promover a ruptura com esse sistema e conquistar nossa emancipação. Isso não será feito de uma hora pra outra, nem através de uma eleição, muito menos será obra de um governador do estado. Apenas a Revolução Brasileira, construída pela classe trabalhadora organizada e mobilizada, pode mudar de fato esse sistema! Mas aqui e agora podemos e devemos começar essa mudança".

O manifesto denuncia todas as demais pré-candidaturas ao governo do Espírito Santo como "variações do mesmo projeto: a manutenção das velhas estruturas e privilégios, para não mexer com os interesses dos ricos", colocando-se como "a única que propõe essa convocação dos trabalhadores e da juventude, e que vai apresentar um programa político de enfrentamento às raízes dos problemas da maioria do povo".

Além de Vinícius Sousa, são pré-candidatos ao Palácio Anchieta: o atual governador Renato Casagrande (PSB); o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos); o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD); o senador Fabiano Contarato (PT); o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede); o ex-deputado federal Carlos Manato (PL); o deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil); e o ex-secretário da Fazenda de Vitória, Aridelmo Teixeira (Novo). O prazo para confirmação ou troca de candidatos vai até o dia 5 de agosto, sendo que o registro de candidaturas pelos partidos deve ser feito até 15 de agosto na Justiça Eleitoral.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 4

Agmarcarioca amigo do mito em Sexta, 22 Abril 2022 18:11

otimo candidato,quer mudança da maquina arombada,quer o bem do povo,num restaurante em Valadares mito 70 Lula 18

otimo candidato,quer mudança da maquina arombada,quer o bem do povo,num restaurante em Valadares mito 70 Lula 18
Breno em Terça, 26 Abril 2022 06:34

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coitado desse aí se tiver 5% é muito

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coitado desse aí se tiver 5% é muito
Agmarcarioca amigo do mito em Quinta, 28 Abril 2022 20:24

concordo,para o senado voto em Sergio Meneguelli,com pouco fez muito,melhor politico capixaba,esse eu conheço a 44 anos

concordo,para o senado voto em Sergio Meneguelli,com pouco fez muito,melhor politico capixaba,esse eu conheço a 44 anos
Tereza Bubach em Quarta, 08 Junho 2022 22:50

Ķkkkkkkkkkkk Seria cômico se não fosse trágico.

Ķkkkkkkkkkkk Seria cômico se não fosse trágico.
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/